Quase 5 anos depois da resenha de "JOY", falamos hoje de "JOY Second"

Em meados de Setembro de 2019, eu publiquei a 1ª resenha do blog, no caso, resenha de “JOY” e que na época, o blog sequer tinha um mês de existência. Agora, quase 5 anos anos depois, eu retorno para falar (com muito atraso) da sequência do mangá!

“JOY Second” foi escrito e ilustrado pela Etsuko, a publicação dele foi iniciada pouco tempo depois da conclusão de “JOY” (terminou em Fevereiro/2018), tendo sido publicado no Japão entre Setembro de 2018 e Julho de 2019 na revista Honey Milk. A obra rendeu um volume apenas. No Brasil, ele foi anunciado em Maio de 2020 e foi lançado em Novembro do mesmo ano.

Na sequência: “JOY” (edição colombiana da Distrito Manga), “JOY Second” (edição nacional) e “JOY” (edição nacional)

Sinopse: “O mangaká de histórias shoujo, Go Okazaki, e o mangakás de tirinhas, Yusuke Akune, finalmente começam a namorar e passam os dias no maior amasso. No entanto, Go tem uma certa preocupação com relação ao sexo… Enquanto isso, eles descobrem sobre o novo amor de Hibiki, aquele com quem Akune tinha uma amizade colorida, e acabam se envolvendo de uma forma que resulta em algo inesperado.”


  • História e Desenvolvimento

Para esta resenha, apesar dela ser uma continuação de um mangá que saiu no Brasil já faz uns bons anos e, portanto, dê para presumir que quem chegar nesse post já leu o anterior, eu tentarei ser um pouco generalista para que quem ainda não conhece nada da obra, vá atrás do mangá.

Bom, depois do Go enfim se resolver com o Akune e eles enfim começarem a namorar, essa sequência irá abordar temas com insegurança no relacionamento, alguns problemas sexuais no relacionamento, o “dar passos adiante”, além de trazer de volta ao palco o Hibiki, personagem que teve um papel mais secundário no volume 1 e que nesse volume, ganha um destaque e maior desenvolvimento.

Começando pelos problemas de relacionamento, é aquilo que falam: “mente vazia, oficina do diabo”. Por o Go nunca ter tido um grande relacionamento até então, nunca ter se relacionado com um homem e tudo ser até bem novo para ele, qualquer coisinha que vem a aparecer como ‘pendência’ rapidamente se torna alvo de inquietação da parte dele. Vale o mesmo para as questões sexuais dos dois, não é como se não transassem, mas digamos que há um problema em particular com sexo oral, o que não chega a ser exatamente um problema e está mais puxado para a comédia do que para outra coisa, rs.

A Etsuko é uma mangaka de dramas muito cotidianos e muito comuns, não por serem banais, quero dizer, até podem ser, mas mais por frequentemente eles serem algo que podemos viver, seja no dia a dia, de um relacionamento ou de algum conhecido que temos. E para além disso, algo que gosto bastante nos trabalhos dela em geral, é que os dramas não são exacerbados, por assim dizer. Por serem coisas até bem comuns, os personagens lamentam, ficam tristes e conversam sobre o que estão passando ou sentido, então no geral, o que aparece como problema em um capítulo, ela carrega por um ou dois capítulos e resolve, o que também ajuda na condução da leitura. O que aparece de problema no capítulo 1, é resolvido no 2º ou no 3º; apareceu outra questão no capítulo 3, ela desenvolve e resolve no 4º e assim por diante.

E nessa questão, a autora traz de volta o Hibiki, o amigo e antigo parceiro de sexo casual do Akune (antes dele e do Go se relacionarem) que agora sai da faceta de meramente “rival amoroso” para se tornar um personagem mais humano e como quase qualquer um, ele tem uma questão de ter um amor não correspondido por uma pessoa que vem a ser um antigo amigo de infância do Go. A autora mescla essa história com os problemas pessoais do próprio Go – que é o personagem principal, no fim das contas – e fica uma leitura tão gostosa, tão fluida e dinâmica. A quadrinização dela também é muito simples, normalmente com quadros e retângulos bem grandes, mas passa um ar tão casado com os temas que ela normalmente traz nessas histórias que ela está contando. Acho bem fantástica essa habilidade dela.

Como eu disse, por ela explorar muito dramas comuns, é muito fácil criar empatia e apego com os personagens. Eles são bem divertidos – e ela é ótima fazendo comédia – e carismáticos, cada um a sua maneira, mas acredito que pela simplicidade das tramas é que exista o real charme por de traz da obra em si.

Além da própria história de “JOY Second”, o mangá tem um capítulo extra que se passa antes dos eventos desse volume. Ele foi lançado posteriormente ao lançamento de “JOY” como um extra mesmo, mas o seu lançamento inicialmente foi apenas em formato digital, mas com a vinda de “JOY Second”, decidiram por incluir ele nessa edição. Esse capítulo é sobre uma viagem que o Go e o Akune fizeram durante o inverno ^^

Agora uma tristeza é que dado o fim do volume, existia a possibilidade de uma sequência, mas ela nunca veio (até aqui). Não que a história termine em aberto, pelo contrário, ela fecha bem o que começou, mas tem uma questão que a autora traz mais para o fim do volume envolvendo o Hibiki que deixa muito brecha para que a autora fizesse uma continuação explorando mais do personagem. Poderia até ser um spin-off ou mesmo uma continuação que deixasse o Go e o Akune mais de lado, mas fico triste que “JOY Third” não aconteceu :'(

Sofro que nunca veio aí…

  • A Autora

Bem, falando um pouco da Etsuko em si, ela começa a publicar oficialmente no final da 1ª metade dos anos 2010. Seu primeiro trabalho foi “In the Apartment“, um BL que nasce como volume único sendo publicado na revista ihr HertZ da editora Taiyo Tosho. No começo de 2014, ela ilustra a novel “Uso wa Midara na Koi no Wana“, que foi escrita por Kanoko. Ainda em 2014, ela lança “Super Natural“, um BL em volume único na revista Canna (Printemps Shuppan), além de “Last Friday“, mais um BL volume único e novamente na ihr HertZ. Em 2015 ela começa “Zoku In the Apartment“, continuação de “In the Apartment” na ihr HertZ e também “More Than Words“, uma prequel de “In the Apartment” que foi publicada entre Janeiro de 2015 e Maio de 2016 na revista Comic Spica/Gekkan Birz (Josei), da editora Gentosha. No final de 2015, ela começa “Super Natural/Jam“, sequência de “Super Natural” na Canna, esse ficou em publicação até 2017, quando foi concluído em volume único. Em 2016 ela começa “JOY” na Honey Milk (Kodansha) e contando com “JOY Second“, o mangá fica em publicação até meados de 2019. Em 2020 ela participa da coletânea “MANGA Day to Day“, lançada pela Kodansha, que reúne diversos mangakas contando histórias com seus personagens lidando com a pandemia de COVID-19, a história da Etsuko envolvia o Go e o Akune. Ainda em 2020 ela volta para a ihr HertZ e começa a publicar “Melon no Aji“, que fica em publicação até Julho de 2021, sendo compilado em 2 volumes. E por fim, o último registro dela em revista é “Happy Magical Nirvana“, de 2022 na Honey Milk.

Na ordem: In The Apartment, Super Natural, More Than Words, Last Friday e Happy Magical NIRVANA

Small Good Things“, é uma história que ela lançou na falecida revista Hibana e tem uma história bem legal envolvendo essa publicação dela. Na época do lançamento de “JOY Second”, ele vendeu tanto na Amazon que ficou em 1º lugar dos mais vendidos e a Etsuko viu isso. Ela ficou tão feliz pelo carinho que o público brasileiro estava tendo com um mangá dela que ela decidiu fazer uma colaboração para lançar uma história em japonês E português, que foi “Small Good Things” ou “Pequenas Coisas Boas“. Eu escrevi sobre esse caso aqui, leiam porque é um caso bem curioso e emblemático ^^. Mais recentemente a Etsuko tem trabalhado lançando Doujins, sendo o mais recente, “IRUKA“.

Eu tenho “Melon no Aji” pela edição francesa que saiu ano passado pela editora Hana com o título “Le goût du melon” (está licenciado no Brasil), embora ainda não tenha lido, eu li “In the Apartment”, um outro trabalho dela que gosto muito muito e que está sempre nesse espectro dos dramas mundanos comuns (ele foi adaptado para live-action), então tenho confiança nesse trabalho mais recente dela também. Trarei resenha dos outros mangás da autora conforme as oportunidades forem surgindo, mas espero que seja num futuro próximo!


  • Conclusão

A série “JOY” é uma ótima leitura. É um BL que amei muito quando li pela primeira vez, que já reli várias vezes e relendo a continuação para escrever esse post, continua tão bom e divertido quanto eu me recordava! Falo isso há um bom tempo, mas não custa repetir: ele é um ótimo caso para indicar a pessoas que nunca leram um BL, querem conhecer e não sabem por onde partir. Uma história leve, tranquila e bem cotidiana. Recomendo fortemente a leitura ^^

Esse é o nosso primeiro post de resenha para o mês de Agosto, mas saibam que não para por aqui! Durante todo o mês de Agosto – se tudo correr bem – estaremos publicando resenhas diárias de mangás como forma de celebração ao 5º ano de existência do blog (completamos 5 anos oficialmente dia 14 de Agosto), então fiquem atentos para mais posts, fiz uma seleção bem bacana, com títulos diversos. E além dos mangás, também estaremos publicando reviews de animes diariamente também, além de algumas outras coisinhas, como posts de publicação pelo mundo! É isso, obrigado por lerem e até o próximo post ^^


  • Ficha Técnica
  • Título original: JOY Second
  • Título nacional: JOY Second
  • Autoria: Etsuko
  • Serialização no Japão: Honey Milk
  • Editora japonesa: Kodansha
  • Quantidade de volumes: “Volume único”
  • Formato: 12,8 x 18,2 cm, capa cartonada
  • Quantidade de páginas: 224
  • Papel: Off-set 90g
  • Preço de capa: R$ 34,90
  • Compre em: Amazon

Deixe um comentário