Mais algumas previsões de obras da editora.

Mais algumas previsões de obras da editora.

Além de realizar quatro anúncios* nesta tarde de segunda-feira, dia 16 de março, na live em que comemorava o aniversário de 25 anos, a editora ainda falou de algumas novidades sobre algumas das séries anunciadas e previsões de lançamentos, então resolvemos fazer esse post compilando essas informações. Já tínhamos feito um post semelhante no domingo (leia aqui). Naquele, nós reunimos as informações passadas pela JBC no vídeo “JBCBits #15”. A live feita hoje, vocês podem ver abaixo:

*Os anúncios feitos nesta tarde foram: “O Tempo com Você“, “Chi’s Sweet Home“, “What a Wonderful World” e “Nausicaä do Vale do Vento“.

AVISO: esteja ciente de que esta live está cheia de vergonha alheia, assista por sua conta e risco!

  • JBC Bits:

Antes de começar a informar algumas previsões de lançamentos, acho importante dizer aqui o que é o JBC Bits. O Marcelo Del Greco, juntamente com o Edi Carlos, explicaram o que é o JBC Bits e, segundo eles, o JBC Bits veio para unir a editora. Como eu imagino que vocês saibam, a editora tem uma parte chamada Henshin e esta compõe uma parte da editora que é dedicada as notícias. E após contarem toda a trajetória da JBC (de forma bem resumida), eles comentaram que haviam pessoas que acreditavam que o Henshin era uma editora própria, e estes ficavam em dúvida a respeito do que era a JBC de fato,. Então, eles estão reformulando as coisas e resolveram criar o JBC Bits e “tornar a JBC uma única coisa”. Assim, eles vão ir abandonando (ou matando, se preferir) a Henshin e tudo que é relacionada a ela. Tanto que, se vocês repararem, o nome do canal da JBC no Youtube é “JBChannel”. Além de que irão abandonar as redes sociais sob o nome “Henshin”.

Uma rápida e curta opinião pessoal: Eu não engulo essa história muito não. Não vou dizer o porquê aqui, ao menos não agora, porque é achismo. Mas mesmo que seja isso, eles têm MUUUUITO o que melhorar nesse formato novo. Essa live foi bem desastrosa, o áudio mudava de altura. Ora era muito alto, ora era muito baixo. A live quando começou logo foi interrompida, a gravação começou a tela mal posicionada….enfim, tem muito a ser melhorado. O melhor deles sem dúvida alguma foi o postado na sexta-feira passada, ainda que com algumas falhas. O lado positivo disso, é que uma rede social a menos para você ficar de olho hahaha.

  • “Vigilante: My Hero Academia Illegals”, “Vendi minha vida a dez mil ienes por ano” (ou como você quiser chamar), “Gunsmith Cats: Burts” e outros:

Após toda essa história sobre a JBC, o Marcelo Del Greco informou que as capas dos dois primeiros volumes do mangá “Vigilante: My Hero Academia Illegals”, spin-off de “My Hero Academia” e as capas dos três volumes de “Eu vendi minha vida a dez mil ienes por ano”* estão aprovadas. Ainda foi dito que em breve eles as divulgaram e que também serão informadas previsões de lançamentos. O spin-off de MHA está em andamento com 9 volumes e “Eu vendi minha vida (…)” é completo em 3 volumes.

*O motivo de eu ter escrito no tópico “ou como você quiser chamar” é devido a o nome desse mangá não estar definido. Quando ele foi anunciado, o título usado foi esse que coloquei, então imaginei que este seria o título da nossa edição. Porém, o Marcelo usou um título em inglês (I sold my life for ten thousand yen per year), além de já ter visto outras variações para esse mangá.

Já “Sakura Wars” está na gráfica. Em breve também teremos a capa e os detalhes da edição nacional. Lembrando que “Sakura Wars” será em formato TRIG (3 em 1), enquanto “Gunsmith Cats: Burts” irá para a gráfica logo em seguida, pós “Sakura”. Este será em formato BIG (2 em 1). Vale lembrar que esses dois títulos já estão sendo publicados em formato digital e ambos já tiveram 3 volumes lançados neste formato. “Sakura Wars” em formato TRIG é completo em 3 volumes, no formato digital são 9 no total. “Gunsmith” em formato BIG é completo em 2 volumes e em formato digital, é completo em 5 edições.

“The Seven Deadly Sins – Seven Days”, o spin-off de “The Seven Deadly Sins” e “Coyote” já estão com os volumes em produção. A tradução já está concluída e agora está em fase de aprovação. A capa de “Coyote” já foi aprovada, vale dizer. O spin-off é concluído em 2 volumes, enquanto “Coyote” é um volume único.

“Sailor Moon Eternal Edition” está em processo de aprovação do volume 1, segundo a editora. Esse processo de aprovação será demorada, pois todos os detalhes têm que ser aprovados, cada cor usada têm que passar por aprovação. Disseram que será um processo semelhante ao de “Akira”, mas que talvez, a partir do segundo volume, as aprovações ocorram de forma mais rápida. É o que a editora espera pelo menos rs. E que o lançamento ocorra só mais para o fim do ano.

O último título que teve um status divulgado foi a adaptação em mangá de “Tensei Shitara Slime Datta Ken”, já está com os três primeiros volumes traduzidos e deve entrar em fase de aprovações do material.

  • Mais previsões/status de andamento para as demais séries que a editora já publica:

Nesta parte, os títulos que irão aparecer serão somente aqueles ao qual a editora já publica os volumes.

  • “Os Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas” volumes 16 e 17 já estão na gráfica;
  • “Os Cavaleiros do Zodíaco Kanzanban” volume 17 está na gráfica;
  • “Saintia Shô” volume 12 está produzido e volume 13 está em produção;
  • “Os Cavaleiros do Zodíaco – Next Dimension: A Saga de Hades” estão no aguardo do lançamento do volume 13 no Japão;
  • “Freezing” volumes 32 e 33 estão prontos, porém, estão em fase de aprovação;
  • “Platinium End” volume 11 pronto, a editora estava aguardando o volume 12 ser publicado no Japão para renovar o contrato e dar prosseguimento a obra;
  • “Eden’s Zero” volumes 6 e 7, estão em situação semelhante a de “Platinium End”;
  • “The Seven Deadly Sins” volumes 37 e 38, mesma situação dos dois casos anteriores;
  • “My Hero Academia” volumes 25 e 26, situação semelhante aos casos acima.
  • Overlord:

Esse não entrou na lista acima por ser um caso que precisa de algumas explicações. A Light Novel de “Overlord” teve seu primeiro volume publicado em formato digital (março) e em formato físico (julho) no ano passado, 2019. De lá para meados do fim do ano, nada havia sido informado sobre a publicação de mais volumes da obra. Porém, em novembro, no Henshin +, a editora também anunciou a adaptação em mangá da obra. No evento, havia sido dito que eles haviam negociado apenas 1 volume da LN e 4 volumes da adaptação em mangá. Vale dizer que na época, eles nem haviam começado a negociar o segundo volume. Hoje, a editora voltou a dizer isso e mais, que esse é um contrato diferenciado (o Marcelo ia dizer “estratégia”, mas corrigiu para contrato… Estou de olho querida) e que eles precisam lançar os primeiros primeiros volumes do mangá para só depois publicar mais volumes da novel. A LN de “Overlord” está em andamento com 13 volumes, ela deve encerrar com 17 volumes segundo o autor, enquanto o mangá também está em andamento com 13 volumes e não tem previsão de término.

PS: não acho que essa parte do contrato seja alguma imposição da editora japonesa, porque no México, a Panini publica a novel de forma bimestral.

  • Reimpressões:

Um dos últimos assuntos comentados na live, foi a respeito de reimpressões. Foi dito que cada caso, ou seja, cada título, exige um estudo apropriado para viabilizar a reimpressão. A editora não pode reimprimir tudo de uma vez e não há como fazer isso, ainda mais com a crise mundial que está impactando na vinda de papel para o Brasil. Então tem que se pesquisar, quais porções, quais são os números esgotados, porque nunca pode ser um único volume sendo reimpresso. Tem que ser uma leva de volumes de uma só vez. Ainda relembraram que séries mais antigas são mais difíceis de serem reimpressos (entra questões de contrato nesses casos), mas eles farão o que podem :).

  • Preços:

Foi perguntado se a alta do dólar trará algum impacto nas publicações. Foi dito que provavelmente terá sim, pois as negociações são feitas em dólar, o papel é comprado em dólar, a tinta que é usada nas gráficas é comprada em dólar, então teremos impactos nos preços. Pode até mesmo acontecer em títulos que tiveram reajustes recentemente e a editora deve notificar sobre isso dentro em breve.

  • COVID-19:

A editora comentou a respeito do COVID-19 e o que isso pode impactar na produção dos mangás. Indo por partes, eles disseram que o que já está em gráfica, irá rodar normalmente, por enquanto. Tudo está funcionando. Entretanto, ainda podem ocorrer atrasos, mesmo com as gráficas funcionando normalmente, isso porque a distribuição pode acabar sendo afetada, gerando atrasos no meio do processo de distribuição. A editora disse que irá nos manter informados sobre como vai seguir e se terá algum eventual atraso.

E em virtude ao surto da doença, a loja da editora, a Japorama estará fechada a partir de amanhã, terça-feira. O fechamento da loja é por tempo indeterminado e irá depender de como o vírus irá progredir no país.


Esse foi o grande resumo de tudo o que foi informado nessa live da editora JBC, conforme novas informações forem dadas, nós iremos ir atualizando vocês ^^.

1 thought on “Demais informações dadas pela editora JBC em sua live comemorativa

Deixe um comentário