Demorou mas o final chegou

RESENHA ORIGINAL DE JOÃO MARCOS NASCIMENTO. POR MOTIVOS EXTERNOS, TIVEMOS QUE ALTERAR A AUTORIA NAS INFORMAÇÕES DESSE POST, PORÉM FOI ELE O CRIADOR DESSE TEXTO.

Voltamos com mais um post de impressões do anime Magia Record, e dessa vez, comentarei sobre os dois últimos episódios do anime. Começando pelo episódio 12, no qual o passado de Yachiyo é contado e descobrimos mais sobre o objetivo da Magius. Vamos aos comentários.

No geral foi um episódio que respondeu algumas perguntas e deixou outras, sejam novas ou outras que já tinha anteriormente sem resposta. O passado da Yachiyo, mesmo que tenha sido abordado de forma rápida e superficial, não foi algo que em incomodou tanto quanto esperei que fosse. No último post, comentei que não gostei da situação na qual parecia que a história seria contada, mas tudo foi mostrado de uma maneira bem diferente do que eu esperava, e achei bem interessante/legal como usaram a “palestra” da Magius colocando os flashbacks como respostas para a maioria das perguntas. Além disso, fazer outra ligação com o diálogo da Momoko, da Rena e da Kaede. O episódio foi praticamente inteiro focado nessas explicações, o que não era o ideal a ser feito, já que é muita informação contida em apenas um capítulo. Mas ou era isso ou não sei o que iriam fazer, visto que só começamos a ter algo mais movimentado a partir do episódio 7 e com certeza, não ia dar tempo de ir mostrando as coisas com calma.

Já se faz aproximadamente 4 anos desde que assisti Madoka mágica. Devido à isso, mesmo sempre criando teorias e discutindo sobre o universo e as possibilidades em Madoka, eu acabo me esquecendo de algumas coisas que foram citadas, como o fato de que uma Garota Mágica morre caso sua Soul Gem seja destruída. Mesmo me lembrando de coisas como essa, o episódio me deixou ainda mais confuso em relação à transformação de uma garota mágica em bruxa, pois, o conceito básico é: “Toda Garota Mágica que tem sua Soul Gem corrompida se transforma em bruxa.”. Logo no primeiro momento em que uma personagem tem sua Soul Gem completamente corrompida, esse conceito é quebrado, pois pouco tempo depois, ela se transforma novamente na Garota Mágica e sua Soul Gem é purificada. Esse fato foi mostrado mais algumas vezes no anime, porém nunca foi explicado, e tivemos uma chance muito boa para que isso ocorresse durante esse episódio. Seria no momento em que a memória da Mifuyu liberando seu Doppel foi mostrada. Não sei o que faz com que ao invés de se tornar uma bruxa, a Garota Mágica libere seu Doppel e limpe sua Soul Gem. A teoria de que isso ocorre devido a algo na cidade também não faz sentido pois, se fosse assim, Mel, amiga de Yachiyo, não teria se transformado.

Uma sequência de memórias que achei interessante foi a sequência na qual mostra Momoko questionando Kyuubei sobre o que realmente são as Garotas Mágicas, o sentimento de déjà-vu me preencheu completamente e senti como se aquilo fosse o que eu estivesse esperando desse anime desde o começo.

Pelo fato de não ter sido explicado o que é necessário para o Doppel ocorrer, fico com um pé atrás sobre todo esse plano da Magius de libertar todas as garotas mágicas por meio desse processo. Além de não ser nada efetivo pois, elas não estariam 100% livre do contrato com o Incubator, além de ser necessário passar por algum processo de tempos em tempos, para que o Doppel seja liberado e a Soul Gem seja purificada completamente. Existe muito mistério por traz dessa transformação, então pode ser que eu esteja errado e de alguma maneira a Magius consiga libertar as garotas mágicas de seu desespero. Mas não acho que o Kyuubei iria deixa barato se descobrissem algum jeito de burlar o contrato kkkkk.

Card final do episódio 12

E isso é tudo para o episódio 12. O 13, tivemos a Holy Mami aparecendo e uma prévia do que podemos esperar da próxima temporada com a reunião da Magius. Vamos aos comentários.

Eu não acho que o anime tenha terminado de uma boa maneira. O final do episódio deixou um gancho legal pra segunda temporada, a sequência de cenas do discurso da Nemu na reunião da Magius me deixou até animado pra ver o que vai acontecer, sem contar com a Alina falando sobre a Walpurgisnacht. Isso contribuiu para que o final do episódio fosse bom, mas não achei que o anime terminou de um jeito legal. Muitas coisas nesse último episódio aconteceram só porque sim e isso me incomodou, como a Mami se transformar na Holy Mami (que sinceramente, não sei o que é, já vi ela no jogo, mas como é uma personagem limitada pensei que ela não aparecesse na história principal) do nada, sendo que provavelmente ela sozinha já daria conta da Yachiyo e da Sayaka (levando em consideração o que foi mostrado no 3 filme de Madoka). A aparição da Sayaka, por mais fanservice que seja ainda, dá pra arrumar uma desculpa pra acontecer (fiquei feliz com a aparição da mesma). Não é minha garota mágica favorita de Mitakihara, mas gosto bastante dela. Mas a cena em que ela perde a mão foi meio confusa pois, o que sabemos sobre a Sayaka é que devido ao desejo que ela fez ao Kyuubei, as habilidades de regeneração dela são sim melhores que o normal. Mas tenho certeza de que nunca foram tão boas a ponto de “encaixar” o braço dela de volta, ainda mais naquela velocidade.

Eu não sei o que aconteceu durante a cena de luta com a Mami normal, mas achei a animação estava bem ruinzinha. Tava bem travado, coisa que estranhei já que as outras lutas, tipo com aquele boato, (ou bruxa, já não sei mais qual é qual) e com a Holy Mami ficaram com uma qualidade boa. Por falar nas lutas, finalmente parece que a Iroha aprendeu enfrentar essas coisas. Não que tenha sido um inimigo excepcional ou forte, mas pelo menos nesse quesito, ela evoluiu e parece estar bem melhor do que no começo.

E para finalizar, tiveram algumas coisas na cena do discurso da Nemu que eu gostaria de comentar, tipo o fato de ela dizer que o sistema de Doppels foi criado por ela, o que me deixa ainda mais confuso com o fato de que existem a garotas mágicas que conseguem usar o Doppel mas não fazem parte da Magius. Além de não parecer uma solução tão boa assim para o sofrimento das garotas mágicas, quem dirá se os Incubators descobrirem kkkk.

Nessa cena também vimos que as amigas da Iroha estavam sendo controladas e começaram a fazer parte da Magius, o que me fez parar e pensar em quantas das penas da Magius que estavam lá, eram garotas mágicas de outras cidades, por que não é possível que em uma única cidade tenha tantas garotas mágicas. Se fosse assim, não iria ter bruxa que conseguisse manter esse lugar, já que como muitas não iriam conseguir Grief Seeds e se tornariam bruxas. Então pode se dizer que uma cidade com muitas garotas mágicas será no futuro uma cidade cheia de bruxas.

E é isso. Dessa forma terminamos o anime Magia Record. Se quiserem saber o que achei do anime como um todo e minha opinião sobre a obra, vou fazer um post de Review do anime e gostaria de convidá-los para ler. Com esse pedido me despeço de vocês e espero que continuem acompanhando o blog.

Imagens dos episódios abordados:

Desde o momento em que elas entraram nesse “bondinho” eu já n tava esperando coisa boa.
Parecia ser uma personagem legal, pena que foi só jogada no episódio.
Tadinha kkk.
Tava com saudades.
Gosto do design da Holy Mami.
Olha só quem decidiu voltar 12 episódios depois.

2 thoughts on “Magia Record: Puella Magi Madoka Magica Side Story #12 e #13 (final) – Impressões

  1. Espero uma explicação bem plausível sobre como a Nemu conseguiu criar esse sistema dos Doppels. Uma “tecnologia” dessas é muito conveniente para uma garota mágica criar aparentemente sozinha. Será que existe a possibilidade de ter sido um desejo dela?
    E tbm achei essa transformação da Mami bem forçada. Quem conhece o original (acredito que todo mundo que tá assistindo o Gaiden) sabe que ela é uma das mahou shoujo mais poderosas, nunca que ela precisaria de muleta pra enfrentar a peso morto da Iroha e a Yachiyo.
    Só sei que essa season finale so conseguiu me deixar sedento pela continuação.

  2. Assim como você, Magia Record nesse final me trouxe sentimentos conflitantes. Ao mesmo tempo que algumas coisas ali me empolgaram (aca a aparição da Sayaka e o final da temporada), muita coisa me incomodava, como a Holy Mami, naquele contexto, como já foi citado. A experiência em si foi uma montanha russa. Eu esperava mais, muito mais. E talvez parte dessa sensação venha das minhas expectativas. Mas Magia Record traz consigo um legado, e eu tenho minhas dúvidas se ele foi digno do nome que carrega. Mas como o autor do texto e o companheiro acima, me encontro animado pela continuação. Parabéns, Magia Record, isso é um feito hahahahaha

    Parabéns pelo texto, aguardo ansiosamente pela Review final!

Deixe um comentário