Tentou, mas ainda tem muito o que melhorar.

Tentou, mas ainda tem muito o que melhorar.

Sendo sincero, eu não ia fazer post sobre esse anime, porque não ia valer a pena fazer uma review disso daqui. Achei que iria render uns quatro parágrafos curtos de texto, porém, acabei resolvendo fazer esse post.

Falar se “Sol Levante” vale ou não a pena de ser assistido, não é o foco dessa postagem, até porque, o anime têm apenas quatro minutos, sendo que desses 4, um são só de créditos. Então não acho a questão “vale ou não a pena assistir?”, seja muito cabível.

Então, esse post vai ter um foco em apontar os erros e dizer porquê essa empreitada da Netflix ao tentar produzir um anime (supostamente) feito inteiramente à mão em 4K falhou.


Por que “Sol Levante” falhou no que ele tentou ser? Começo dizendo que ele peca até na propaganda que ele fez, que era a de ser um anime 4k feito inteiramente à mão. Só que essa propaganda não é bem verdade. Em alguns momentos, dá para ver que estão usando computação gráfica na cena. Ele começa pecando ao usar CG, mas há outros problemas que eu acho mais incômodos, em especial, na sua animação. Sol Levante foca tanto em ser “belo”, que ele acaba sendo justamente o contrario. Ele quer ser bonito, trabalhando com uma arte super detalhada, mas ele peca MUITO ao ser extremamente detalhado.

O anime é bizarro em diversos ocasiões nesses 3 minutos de duração. Principalmente na movimentação dos cabelos da personagem. Por exemplo, a mecha do cabelo vai para um lado e os fios de cabelo (usados para incrementar as mechas e deixar mais bonito) vão para outra direção. Esses fios não parecem fazer parte da mecha, parecendo algo sobreposto, algo independente do resto do cabelo. Causa MUITA estranheza.

Outra coisa incômoda é que ele foca tanto, mas TANTO em detalhes, que ele não fica atento as feições do rosto. Elas acabam não sendo tão bem trabalhadas e ficam MUITO estranhas. Junta isso com os filtros usados para tentar embelezar ainda mais e o resultado é uma coisa esquisita… Nossa, é horrível (e assustador em alguns momentos).

Essa necessidade de “ser detalhado para ser bonito”, me lembra bastante o estilo de arte do Boichi, que é extremamente carregada em detalhes, mas que peca no todo. O Boichi tem a arte bem detalhada, seja nas roupas com as dobras, nas mechas de cabelo, nas ruas, casas e tantas outras coisas, mas ele é horrendo com as formas do corpo. Os corpos têm erros de proporção, em garotas ainda mais, já que ele muda a forma corporal para passar o padrão de beleza (magra, peitão e bundão) e obvio, sexualizar em cima. Enfim, o corpo dos personagens muda de forma recorrente. As expressões faciais não são muito boas e as noções de rosto e cabeça são bem instáveis. Isso em parte, é algo semelhante à “Sol Levante”.

O anime conseguiu me lembrar a Ufotable (-_-), por causa do uso de filtros digitais para deixar “mais belo”. E eu acredito que Sol Levante é a prova de que ser detalhado, não é sinônimo de bonito. O “Gênio da Atualidade”, na Temporada de Inverno comparou o visual de “Violet Evergarden” e um frame de “Eizouken”, com finalidade de desmerecer/diminuir Eizouken por ter um caracter design mais simples, enquanto Violet era exaltado por ser mega detalhado. E um não é melhor que o outro por ser ou não detalhado. Ambos cumprem seu papel dentro de suas respectivas obras. No caso de Sol Levante, o mega detalhamento mais atrapalha do que ajuda. Quer ser o mais bonito possível, mas ele não é. E novamente eu digo, ser detalhado, não é sinônimo de ser bonito!


Antes que eu me esqueça, LEIAM A SINOPSE do anime caso forem assistir. Se você quiser entender o que está acontecendo ali e isso é um problema, porque o anime não se sustenta por si só e você depende demais da sinopse. E sério, se você não lê e apenas assiste, parece uma cutscene de algum jogo haha. Por fim, eu digo que “Sol Levante” foi uma ideia minimamente interessante, mas ainda há muito o que melhorar se quiser ir para frente e ser usado em escala maior. O projeto tem apenas 3 minutos animação, mas em alguns minutos e apesar de ser fluída em vários momentos, em outros acaba dando algumas travadas, isso em TRÊS MINUTOS. Imagine se fosse maior. Mas eu sinceramente espero que eles consigam melhorar e resolver esses problemas e que não foquem tanto em detalhes.

3 thoughts on “Sol Levante – A tentativa falha da Netflix

Deixe um comentário