Foi mais interessante do que "Listeners"...

Foi mais interessante do que “Listeners”…

Demorou, mas finalmente consegui ter coragem para assistir “Shin Sakura Taiden The Animation”. Eu acredito que vocês estarão lendo esse post na sexta-feira (10/04), no dia que sai o segundo episódio. Pois é. Eu juro que era para eu ter assistido esse anime dias atrás, mas eu acabei atrasando porque no sábado saíram cinco estreias e adivinhem, todas elas eu estava responsável por fazer primeiras impressões. No domingo tivemos mais estreias e acabou aglomerando. O fato é: todas as outras estreias pareciam mais interessantes ou MUITO ruins à ponto de eu querer assistir. Tanto Shin Sakura Taisen, quanto “Bungou to Alchemist: Shinpan no Haguruma” (esse eu acho que só sai primeiras impressões no sábado), pareciam muito desinteressantes.

Para a minha surpresa, Sakura não foi ruim, olha só. Ele foi clichê, teve seus problemas, mas ainda conseguiu sair com um saldo positivo. Então falemos mais desse anime :).

Sinopse: “A história retrata um período histórico fictício usando das eras japonesas como base, mas misturando elementos de ficção científica como mechas e organizações tecnológicas. O enredo do novo jogo acompanha Seijuro Kamiyama, líder de uma força especial de defesa que precisa enfrentar a ameaça de Kouma que se espalha pelo Japão.”


“Shin Sakura Taisen”, ou melhor “Sakura Wars”, é uma franquia bem antiga pelo que eu sei. Tanto que uma adaptação em mangá mais datada vai começar a ser publicada pela editora JBC nesse mês (compre o primeiro volume aqui). Essa franquia recebeu um novo jogo em meados do ano passado. A produtora resolveu que era bom fazer um anime, por que não né? E bom, eu não tinha hype algum, nem uma expectativa eu tinha construído. Não sabia o que esperar disso. Só achei que seria desinteressante. Como eu mencionei ali em cima, foi um episódio decente de se assistir e digo até que foi mais interessante do que “Listeners” (primeiras impressões aqui). Vamos lá.

Eu não sabia absolutamente NADA do que Sakura Taisen queria me contar (se é que ele quer me contar algo haha), e quando eu vi esse episódio, fiquei um pouco surpreso, porque é estranho você ter um grupo de garotas que fazem apresentações musicais, mas que também lutam contra demônios… Eu não esperava por essa. Confesso que até achei abrupto demais e até estranho indo para um lado de problema no roteiro. Mas conseguiram estabelecer que aquela organização é algo que tem em todo o mundo, então veremos como irão abordar isso nos episódios futuros.

Esse já o quarto ou quinto anime dessa temporada que tenta fazer uma introdução mostrando algum momento do passado ou do futuro com finalidade de prender sua atenção. Ao contrário de “Tower of God” (primeiras impressões aqui) e “Hachi-nan” (primeiras impressões aqui), Sakura Taisen conseguiu se sair bem até ao fazer uso desse recurso. Não foi uma coisa “WOW!” ou “nossa que incrível!”, mas conseguiu dar um gancho aqui e ali para o que será trabalhado nos episódios futuros.

E falando dessa cena inicial, aproveito para dizer que esse episódio teve alguns problemas de transições terríveis! Na cena inicial, em um momento a personagem está dentro do trem e no instante seguinte já estão em cima dele. É um corte seco tremendo, parecendo que você pulou alguns segundos do episódio. Uma outra cena assim ocorre mais à frente no episódio. As personagens estão dentro do robô indo para a luta. Elas saem do túnel e caem de frente para a câmera, mas não tem nenhuma passagem para elas terem saído. É bem estranho.

Tem uma coisa que eu estou simplesmente sem entender até agora. A Sakura é apresentada como uma personagem loira, e DO NADA (literalmente) no meio do episódio, ela aparece com cabelo castanho e fica assim até o final do episódio. EU fiquei só “???????”. Era uma peruca? Foi erro de coloração??? Não sei.


Em aspectos técnicos, o anime se sai muito bem. É feito em CG, mas um CG de alta qualidade. Não é uma computação gráfica nível estúdio Orange (Houseki no Kuni; BEASTARS), mas é algo muito acima da média. Em alguns momentos a movimentação não fica muito boa. Em outras, o polimento acaba não sendo dos melhores, mas de forma geral, ela é muito bem feita. A direção é bem ok. Na cena de ação no final do episódio, quiseram engrandecer fazendo aparecer diversos monstros, centenas deles, mas foram exterminados em 30 segundos. E o volume de monstros que fizeram, não bate com a quantidade que foi morta.

O gancho final foi muito semelhante ao de “Listeners”, mas ao contrário dele, eu fiquei mais interessado para o que vai acontecer em “Shin Sakura Taisen”. Não foi a melhor coisa do mundo, mas a construção que fizeram durante o episódio funcionou melhor. Não foi a melhor estreia da temporada e está bem longe de ser. Todavia, foi competente e seguirei assistindo :).


A música foi legal :).

1 thought on “Shin Sakura Taisen The Animation #1 – Primeiras impressões

Deixe um comentário