Conteúdo de 3 episódios em apenas 1, mas ainda assim, que estreia ótima!

Conteúdo de 3 episódios em apenas 1, mas ainda assim, que estreia ótima!

O que dizer sobre “Mashiro no Oto”?? Na noite passada, um amigo comentou que o episódio de estreia foi extremamente corrido, o que me deixou muito receoso com a animação. Mas, porém, entretanto, todavia, para a minha surpresa, eu achei a estreia excelente, mesmo com tanta coisa acontecendo no episódio. Portanto vamos comentar mais sobre o anime ^^

Sinopse: “O drama segue uma jovem que encontra um rapaz na rua com uma mala de instrumento incomum. Este encontro casual entre uma idol esperançosa e um tocador do tradicional shamisen japonês de três cordas leva ambos a uma jornada para descobrir as suas vozes figurativas e literais.”


Primeiro de tudo, acho que é preciso dizer que tem MUITA coisa acontecendo em 20 minutos. Quando eu estava em 6 minutos de episódio, já senti que ali tinha material para render 1 episódio inteiro. Aos 9-10 minutos, tinha mais material para um 2º episódio inteiro. Quando terminei o episódio 1, facilmente teríamos conteúdo para 3 episódios e se fosse considerar um número ideal, 4 episódios fácil, fácil.

Ter tanto material adaptado em um único episódio (chuto que adaptaram 1 volume inteiro do mangá só aqui), normalmente seria algo que facilmente poderia ser visto como algo negativo. E de fato, seria algo ao qual eu estaria reclamando. Entretanto em Mashiro no Oto tem uma coisa tão fascinante que eu não achei tão ruim, muito pelo contrário. O ritmo do episódio é excelente. As coisas acontecem uma atrás da outra e em momento algum eu senti que estava extremamente corrido, ou pensei que estava ruim, nada disso. Estava achando o show incrível, com personagens interessantes e carismáticos, mesmo que eu os tivesse conhecido há coisa de 1 minuto. Tudo soa muito convincente. Acredito que essa abordagem não vá funcionar para todos, mas pelo menos comigo e mais alguns amigos que assistiram, o episódio introdutório foi ótimo!

Acredito que mérito disso venha muito da direção. Ela me dá a sensação de que sabe perfeitamente de que tem quinhentas coisas acontecendo em muito pouco tempo e tendo consciência disso, ele não quer fazer um grande drama em cima das situações que envolvem os personagens da obra. Há sim momentos dramáticos que facilmente trariam cenas de peso se fossem diluídas em mais episódios, mas a direção não trás grandes cargas dramáticas, ou cenas muito longas, nem nada do gênero. A cena acontece e passa para o próximo. E acreditem ou não, funciona muito bem. Na verdade, é por essas cenas serem assim, rápidas e que não forçam um drama que torna tudo tão bom. A sensação que tive é de ter visto um filme compilado em 20 minutos. E como pode ser tão funcional assim?! Eu estou boquiaberto até agora, porque estou achando surpreendente os feitos da staff com esse episódio.

Falei, falei, mas não comentei de personagens, então vamos lá. Eu gostei muito do protagonista e da Yuna, a garota que ganha destaque nesse episódio. Acho o anime um caso tão peculiar, que mesmo eu passando mais da metade do episódio sem me importar com eles, eu adoro ambos. Novamente, eu acredito que tudo isso venha do trabalho da direção que soube conduzir as cenas. Quando se trata, por exemplo, da cena da morte do avô do protagonista, tudo parece meio vazio, afinal, é muito rápido e eu não me importo com ele. Os dramas da primeira metade do episódio eu passei sem me liga com eles (mas ainda gostando muito do que estava vendo). Conforme vai chegando na parte final, vão mostrando mais coisas como a questão do avô do Setsu querer que ele pare de tocar, não porque não quer que seu neto toque, ou não queira essa vida para ele, mas pelo garoto não ter um estilo próprio, só o copiando, fazendo com o que o vovô se negue a querer ensina-lo a tocar uma música. Quando é revelado e chega o momento da apresentação do protagonista, os eventos se conectam de uma forma tão magistral que é tocante. Não vou dizer emocionante, porque mesmo ali eu ainda não estava conectado ao personagem, mas foi tão bom. Toda a apresentação, os personagens ao redor observando, o protagonista pensando no que sentia e no que seu avô lhe disse, torna a montagem excelente!

Passando para a outra grande ponta desse episódio, temos a Yuna. E que personagem carismática. Eu adorei ela! No começo eu achei que ela seria meio vazia, porém não demorou muito para que essa minha visão mudasse. A personagem tem um complexo por querer ser modelo, insistir naquilo, mesmo que ela não tenha talento para a profissão. Ela se apoia MUITO no namorado (que é um merda), apenas porque ele serve como uma espécie de conforto. Sabe quando você tem uma pessoa (mãe, pai, amigo…) que você faz algo e essa pessoa fica te elogiando? Mesmo que você não tenha ido tão bem naquilo, ou tenha falhado/feito mal, mas essa pessoa não te diz isso e você se sente melhor, tendo certa noção de que aquilo é mentira? Eu sinto que era essa situação da personagem, porque o cara não ligava para ela realmente. Ele estava interessado no dinheiro dela enquanto saía com outras, sendo um verdadeiro encosto mesmo. Ela tinha certa noção disso, mas se iludia porque se sentia melhor ao lado dele.

E não só isso, como também tem a questão dela ser esforçada (trabalha e estuda) e ainda ter que se sujeitar a certos infortúnios causados por homens, como o cara falando para ela ir gravar pornô que ela faria mais sucesso. Outra que não duvido nada é assédio, porque em uma das cenas o trabalho dela parece ser de uma hoster (acompanhante) e considerando que homem bêbado é um perigo em potencial, não é muito difícil pensar que ela já deve ter passado por maus bocados. Talvez seja até por isso que ela saiba lutar para se defender em situações do tipo… Mas enfim, quando vai chegando no meio para o fim, a personagem vai mudando. Ela vai se dando conta de que o cara com quem ela está não está ligando para o namoro, descobre a traição e a partir do momento que ela ouve a música do Setsu, resolve que precisa mudar de mentalidade. Então eu fico triste que ela tenha ido embora no fim do episódio e estou torcendo para que ela volte em algum momento futuro da trama. Fico feliz pela personagem ter tomado uma decisão e passar a encontrar um rumo melhor na sua vida ^^

Se fosse para descartar pontos negativos causados pela velocidade do anime, seria que a Yuna deixou o Setsu morar com ela muito rápido, sendo que os dois tinham acabado de se conhecer. Eu fiquei muito “o_O”, porque quando tu pensa que é um cara e que ela nunca viu na vida com a “desculpa” foi de ter achado que ele estava numa situação pior que ela, deixando o ego melhor, é meio complicado de aceitar. E o outro aspecto é o ex-namorado da garota ter sido perdoado tão logo. Porra, o cara foi um completo escroto. Além de trair ela, bateu no amigo dela, destratava os colegas de banda e depois disso, ele só se enfiou na antiga casa dela e agora mora com o protagonista… o_O. Fiquei com um leve gosto amargo por isso. Não que ele não possa mudar, é só que tudo acontece tão rápido que fica parecendo que eles saíram daquela situação e já estava tudo bem e vida que segue. Me incomodou um pouco.


Sobre a direção, acho que já ficou claro que gostei muito! Eu tinha um pouco de receio por se tratar do diretor de “Takagi-san” e eu não saber como ele lidaria com um drama, mas vendo esse episódio, o resultado foi ótimo. Estou bem animado para saber como será que ele vai lidar nos próximos. Agora se tem uma coisa que merecem elogios aqui é a animação que está fantástica!!! Que produção linda! Eles não utilizam sombra nos personagens. O máximo é brilho no cabelo e só, o que torna a animação muito mais confortável, pois não precisa se preocupar com sombreamento, ao mesmo tempo que permite que tenha designs mais detalhados, resultando em algo lindo. O design dos personagens é lindíssimo e a produção parece estar bem dedicada no projeto, o que me deixa muito feliz.

A cada momento do episódio eu tinha uma reação de surpresa com a animação, principalmente com as cenas de música. Não teve um momento em 3D. Tudo era desenhado e as cenas tinham peso. Eu não conheço o instrumento, portanto não sei se as músicas estavam sendo tocadas da forma que é na realidade, mas é muito palpável pelo que foi apresentado na animação. Outra coisa que me chamou atenção é que na casa de show, não tinha um modelo em 3D. Tudo também era desenhado a mão e esses personagens de fundo se moviam. Sabe o quanto isso é raro? Eu fiquei chocado com tudo. O resultado final está impecável e torço MUITO para que consigam manter esse nível de consistência até o final.


Por fim, “Mashiro no Oto” foi, ao menos para mim, a melhor estreia da Temporada até aqui! Apesar dos pesares, achei o episódio impressionante em sua execução e fico muito animado para ver o prosseguimento da história. Acredito que por ser um mangá longo (já passa de 20 volumes), eles queiram adaptar o máximo de material possível no anime, o que resultou nessa correria toda logo no 1º episódio. Mas tenho que dizer que se continuar da forma que foi na estreia, o anime tem tudo para ser um dos melhores da Temporada! Recomendo fortemente. Pode não funcionar para todo mundo ,mas aconselho a ir pelo menos na regrinha dos 3 episódios para ver se te agrada ^^

Desce o cacete nos macho escroto!
Iti que pitico *-*

Deixe um comentário