O fim da 1ª temporada e qual o saldo da série até esse ponto?

O fim da 1ª temporada e qual o saldo da série até esse ponto?

Era para eu estar lendo ou escrevendo sobre os BLs da revista Mimosa (Outsider Communication; A Flor Ranzinza e Sincera; O Sétimo Ano do Amor Puro; etc…), mas cá estou eu para falar de On or Off #2, no qual estava genuinamente animado para ler o volume. Na verdade, o que estou de fato animado para consumir é o que vem após ele: os volumes #3 e #4 que correspondem ao conteúdo da 2ª temporada. Esses dois volumes devem ser lançados pela NewPOP no começo do próximo ano (sofro) e enquanto não chegam, deixarei minhas considerações a respeito da história até aqui e expectativas para os próximos encadernados da série 🙂

Vale dizer que já fizemos resenha do 1° volume aqui no blog e vocês podem ler aqui caso ainda não tenham feito ^^. Fica o aviso de que teremos SPOILERS DO VOLUME #2. A leitura a partir daqui é por sua conta em risco.

Sinopse do volume: “Não fique tão animado! Agora somos parceiros de negócios em pé de igualdade! A equipe Singko passou no processo seletivo da companhia SJ. Ahn Yi-young, que aceitou o pedido de desculpas do diretor Kang, está determinado a dar o seu melhor como um parceiro de negócios legítimo. Porém, Yi-young ainda tem sentimentos pelo diretor Kang e é constantemente confundido por suas atitudes gentis, não demorando muito para mostrar seus verdadeiros sentimentos a ele.
‘E se… o diretor se sentir da mesma forma que eu? Então nós poderemos virar namorados?’ “


O volume continua exatamente da onde acabou o 1º e nele, basicamente, vamos acompanhando como o Ahn se sente em relação ao Kang e lutando pelos seus desejos pelo homem (safada!). Nessas primeiras páginas o que vemos é o Ahn se sentindo envergonhado com algumas situações, como cumprimentar o Kang e esquecer de soltar a mão dele. Comentei que gosto do Ahn, porque ele é uma safada e ilustra bem uma certa etapa da vida (e que isso pode ter ou não relação com a minha pessoa, rs). Eu vejo que a autora consegue ilustrar essas nuances entre as diferenças de idades dos personagens, sobretudo na forma que eles reagem e lidam com cada momento, indo desde coisas mais simples como o Ahn se sentindo envergonhado com esquecer de soltar a mão do Kang, ou sentir tesão a cada 5 minutos a qualquer interação com seu superior. Até a forma que o Kang reage com ele tendo uma postura mais séria, dele de lidar com problemas, entender o clima e achar ou criar a solução mais apropriada para o momento, visto quando o personagem muda o restaurante que seria o jantar por conta da empresa, que viu que o local marcado previamente não deixaria a equipe do Ahn a vontade, mudando para um estabelecimento mais simples e aconchegante.

E quem é que não gosta???

Apesar da obra ter vindo com a proposta de ter uma equipe desenvolvendo um jogo e isso ocasionou no encontro dos personagens centrais, acho que o manhwa se perde um pouco do que se propôs inicialmente, ou melhor, se dispersa desse tema inicial. Claro que há de se considerar que a empresa poderia ser apenas um chamariz, algo que serve apenas como algo inicial para gerar o encontro dos personagens e assim fazer eles se relacionarem. Porém eu vejo que o meio empresarial poderia ser mais presente na narrativa. Tudo que não envolve o casal principal, diversas vezes, parece apenas uma sobra no roteiro, mesmo que essas ‘sobras’ sejam o que deu origem a narrativa da série. Eu comentei na resenha do volume #1 que as amigas do Ahn tem pouca presença, sendo mais artifícios para comédia. Não é como se fosse ruim, pelo contrário. Esse pequeno núcleo cômico é muito bom. Só acho que a autora poderia dar mais personalidade para elas, uma função além daqueles papéis apresentados anteriormente. Claro que não é como se o jogo tivesse deixado de existir, que não tocassem mais no assunto ou no ambiente de trabalho não fosse comentado. Por exemplo, no volume temos um jantar empresarial para dar as boas-vindas a equipe. Porém não vai muito mais além disso. O encadernado dá uma maior atenção ao desenvolvimento do relacionamento dos personagens e repito, não é ruim. É bom que o tenham feito para estreitar o carisma dos personagens e ir mudando a forma como vemos eles. Só que poderia ter sido feito de uma forma que ambos os focos, empresarial e personagens, tivessem relevância, apenas para que a ideia inicial não ficasse “esquecida no churrasco”.

Como eu comentei na resenha do volume 1, a autora tem uma mão ótima para fazer cenas de sexo. O desenho dela não é a coisa mais fantástica do mundo, mas ela tem um aliado muito bom ao seu favor: a autora sabe criar bons momentos de sensualidade. As preliminares são ótimas e consegue transmitir uma ~sensação gostosa~ e expressa bem como os personagens se sentem. Aliada a um… instrumento, vara de pegar manga, sabre (sem luz), o que vocês quiserem chamar, que torna tudo ainda mais maravilhoso e me faz rir pelo tamanho exagerado. Uma farofa sexy e divertida. E ela passa páginas e páginas nisso, sempre muito envolvente e em cenas que você fica um tanto ‘Credo, que delícia”‘, ‘Deus me livre, mas quem me dera’.

A imaginação dele é bem rica…

“On or Off” não é uma obra profunda e não há muuuito o que dizer. A trama se foca mais no cotidiano dos personagens e em dramas de relacionamento. Nesse caso, principalmente em o Ahn tentando reprimir seus sentimentos pelo Kang enquanto fantasia com a possibilidade do seu amado gostar dele por toques e ações que, às vezes, sequer são intencionais, e até conseguindo uma (nova) oportunidade de transar com ele, gerando mais sentimentos e falsas esperanças. A comédia continua ótima e o clima segue sendo muito divertido. No geral, é um manhwa bem gostoso de ler. É uma ótima leitura para uma tarde ou noite, dependendo do seu “objetivo”, rs.

Esse volume terminei com aquele ar de “Noooooo!!! Voltem, conversem, se resolvam!!!”. É um bom clima para se fechar uma temporada. Eu lembro que quando acompanhava os capítulos, fiquei desesperado, porque após a finalização da temporada, o webtoon entrou em hiatus durante um período para as autoras descansarem e muitas delas não dão data de quando a obra vai retornar. Foi esse o caso de “On or Off”. Não se tinha qualquer expectativa de quando iria voltar, e quando de fato retornou, foi um grande alívio. Não vou falar o que vem por aí (é spoiler), mas saibam que “On or Off” nunca foi uma obra que pega pesado nos seus dramas. Isso é o máximo que posso dizer sobre os eventos futuros.

A NewPOP está trabalhando nos volumes #3 e #4. Ainda não há previsão exata para o lançamento deles, mas serão lançados ainda nesse ano. Como vocês devem saber, o manhwa foi encerrado na Coreia e uma editora Italiana confirmou que o 5º volume será o último. Esse último encadernado ainda não tem previsão de lançamento na Coreia do Sul.


  • A Edição Nacional

No que tange acabamento, impressão, qualidade do papel, encadernação, a edição é maravilhosa. Vale cada centavo! E como eu fiz assinatura, ainda ganhei alguns brindes, e no caso são: 3 cartões postais e 2 marca páginas. No campo de texto, eu acho que está bom. A leitura progredi muito bem. E na revisão, não sou a pessoa mais indicada para procurar erros, pois eu meio que “arrumo” as palavras erradas enquanto leio e diversas vezes, os erros passam despercebidos. Nesse volume, eu consegui encontrar 3 erros. Todos naquela linha de coisas bobas, como “Por que não visitamos seu novo DELES e, ao mesmo tempo, fazemos a reunião?”, o “deles” deveria ser “escritório”, creio eu. Em outro, o Kang diz: “ISSO é, de você não mudou de ideia”, o “isso” deveria ser “isto”. E o terceiro que encontrei foi uma repetição de palavra: “Não, eu estou bravo MESMO é comigo MESMO“. Além disso, há algumas utilizações erradas de vírgula que dão uma truncada e que eu precisava reler o balão. Mas no final, ainda fica a minha recomendação de leitura do volume.


  • Ficha Técnica
  • Título original: On or Off (온 오어 오프))
  • Título nacional: On or Off
  • Autora: A1
  • Editora coreana: D&C Media
  • Editora nacional: NewPOP
  • Quantidade de volumes: Em andamento com 4 volumes/A ser concluído em 5 volumes
  • Formato: 15 x 21 cm, capa cartonada com orelhas
  • Papel: Couchê fosco 115g
  • Preço de capa: R$ 54,90
  • Compre em: Amazon/Loja NewPOP