Um mafioso de cara invocada e um atendente de loja de conveniência simpático... o que poderia dar (além de sexo)?

“Dangerous Convenience Store” (위험한 편의점), de 945/gusao, é talvez um dos manhwas BLs de maior fama (ou projeção) no ocidente nos últimos tempos. Embora o fluxo de atenção no manhwa (pelo menos no BL) renova com muita frequência, especialmente porque estamos em um momento de grande ascensão (de produção e consumo) dessa mídia, “Dangerous Convenience” é daqueles que mesmo após seu fim há alguns meses, permanece sendo muito comentado, não sendo um daqueles que logo são esquecidos após o fim. Tamanha projeção no ocidente rendeu um rápido licenciamento de sua edição impressa pouco após ter sido lançada na Coreia do Sul. Alemanha, Itália, Brasil, França e Espanha são os países que o licenciaram até o momento. E da minha parte, Dangerous Convenience Store está em uma posição que me agrada! É uma história simples, até bem objetiva e sincera consigo mesma. Então adquiri os 2 primeiros volumes da edição francesa (o que temos disponível até o momento) e venho comentar o que achei do conteúdo que cobre a 1ª temporada do manhwa ^^

Sinopse: “Euijoon trabalha no turno da noite em uma loja de conveniência para pagar seus estudos e as contas do hospital de seu irmão. Neste bairro gangster, o menino aguenta o melhor que pode, até o dia em que Gunwoo abre a porta da loja. O homem é tão rude quanto os outros, mas estranhamente parece se importar com ele… Será que ele resistirá ao encanto deste gigante carismático?”


  • História e desenvolvimento

A história é a mais básica e sem mistérios: o Euijoon trabalha em uma loja e um dia conhece o Gunwoo, um gangster de cara fechada, mas que por algum motivo, parece ter algum tipo de interesse nele ao ponto de ter um certo nível de preocupação. Dias vão, dias vem, e depois de alguns acontecimentos, eles interagem e isso acaba em sexo. Simples e direto. Essa é basicamente a história e a narrativa que vamos ter sendo contada ao longo do manhwa.

– Você quer tentar?

Sou um grande fã de histórias simples de romance (especialmente as feitas por e para mulheres) e “Dangerous Convenience Store” reúne uma série de coisas que curto bastante nesse tipo de narrativa: a própria história ser direta e não querer ser muito além do que se propõe, e ser consciente do que está se propondo, junto com personagens e situações divertidas com uma pegação quente gostosa. Por ser uma história de romance, não tem lá muito o que dizer sobre ela, porque não é como se tivesse um graaande plot por de trás dela. Ela é o que é e só. E a certa altura, o maior trunfo da autora está aí. Ela não inventa nada, fica no seguro e acerta muito bem!

O Euijoon é um amor de personagem, uma doçura e ternura ótima. Tem um ar de leveza e inocência muito bons e que o tornam muito carismático (os chibis dele são uma graça). Enquanto que o Gunwoo (vulgo Ahjussi) está sempre emburrado, cara fechada, estressado e parece muito desinteressado (dependendo da pessoa, ele está mesmo), mas, contudo, porém, entretanto, todavia, quando se trata do Euijoon, a coisa muda totalmente de figura. Quero dizer, em partes… Ele continua com a cara emburrada e meio grosseiro por ser direto, porém há um toque de cuidado, prestatividade e delicadeza na sua forma de tratar e se referir ao Euinjoon que é de uma doçura maravilhosa!

“Então ele pode ter essa expressão… Vejo que eu o excito. É constrangedor… mas prazeroso.”

Antes de vir a gostar do Gunwoo, o Euinjoon começa o manhwa gostando de um veterano da universidade. Após alguns eventos que não vou especificar aqui, ele vai acabar rompendo com esse cara (eles nem começam algo para começo de conversa) e é algo que gosto nele, porque embora o personagem tenha esse lado fofo e doce, ele não é idiota. Ele sabe seus limites e impõe eles quando pisam na bola. Ele também é um grande safado, o que ajuda no carisma e identificação pessoal de minha parte. 🙂

No que tange o porn, eu acho que autora desenha muito bem. É estranho o desenho dela dos personagens beijando em alguns quadros (parece que vão se engolir), mas as cenas de sexo em si ela desenha bem que é uma beleza. A edição francesa do manhwa veio sem censura* e a autora desenha genitálias melhor que a autora de “On or Off” (resenha do volume 1 aqui). A 945/gusao coloca cenas de sexo de forma mais intensa, passando uma sensação de calor, de pegação gostosa. É uma experiência… interessante de se ter.

– É apenas o começo

*A KBL lançou o volume #1 em novembro de 2023 e com censura, mas como teve muito pedido para que fosse lançado sem, eles compraram os arquivos e lançaram o volume #2 em janeiro/2024 descensurado. No entanto, não apenas isso, eles fizeram uma reimpressão do volume 1 com os arquivos sem a censura das genitálias. O problema é que fizeram isso na encolha e não informaram ninguém. Então quem comprou no lançamento foi basicamente “lesado”.


Esses dois primeiros volumes cobrem o conteúdo da 1ª temporada do manhwa e a obra é completa em 6. Eu acho um tamanho bom para a série. Não é muito longa e acho que termina bem, embora eu tenha algumas ressalvas sobre algumas pontas soltas que a autora deixa ou não explora direito. É competente.

Um dos problemas que tenho com manhwas [BL] (especialmente na leitura de capítulo por capítulo) é que muitos deles (a maioria) se alonga mais do que deveria. Ora se perde na própria narrativa, ora enrola muito tempo com capítulos e mais capítulos de sexo (e aqui vale uma nota: não acho problema se a obra se propõe a isso, mas é ruim quando interfere no andamento da narrativa). Isso felizmente vem melhorando com o tempo e que cada vez mais tem aparecido autoras conscientes quanto às suas histórias e não pesam a mão na hora de fazer o manhwa.

“Ele não para… de me tocar. É constrangedor… mas… é reconfortante, ao mesmo tempo…”

Mas assim, algo que notei lendo o volume é que ele ficar melhor do que quando li pela primeira vez no lançamento. Não só o ritmo de leitura é muito mais dinâmico, como também os personagens me soaram (ainda) mais agradáveis. E a mesma coisa aconteceu quando li a edição impressa de “On or Off”. A leitura de capítulo por capítulo, seja por ter um tempo de espera maior, como também pelo modelo de leitura diferente, passa uma sensação de ser mais arrastado do que nos volumes compilatórios, o que no fim das contas, acaba sendo algo positivo se você já gosta da obra previamente. Causa uma impressão ainda mais positiva a meu ver.

O manhwa ainda tem um looongo caminho para percorrer, mas nesse período de uns 3 anos para cá, é muito bom perceber o aumento na qualidade e na quantidade de obras que eu leio e penso “isso é legal!”. Não se sabe o que a 945/gusao vai fazer agora. “Dangerous Convenience Store” foi o primeiro trabalho dela e o único até o momento, mas espero que volte a contar história e fazer um ‘arroz com feijão’ bem gostosinho. ^^


  • A Edição Francesa

A edição francesa de Dangerous Convenience Store é lançada pela KBL, uma repartição/selo da KBOOKS para manhwas BL, no formato 15 x 21 cm. Tem capa cartonada com orelhas e verniz localizado no título. Embora o papel não tenha sido especificado, ele parece algum tipo de couché. A edição francesa ainda foi beneficiada com um pôster encartado no volume #1, além de capas exclusivas nos volumes 1, 2 e 3 (o 3º será lançado no fim de maio). Ainda não se sabe como ficarão as capas dos 3 últimos volumes, mas é provável que tenham artes exclusivas também. ^^

Abaixo vocês conferem um vídeo mostrando a edição francesa:


  • Conclusão

Dangerous Convenience Store é um romance simples e muito competente no que se propõe. Tem personagens excelentes que oscilam muito facilmente entre situações cômicas, fofas ou mesmo hots. Tudo isso envolto em um ritmo narrativo gostoso, o que faz com que a leitura passe bem rapidamente! Fica a recomendação para a obra. <3

– Que adulto chora por tão pouco?

  • Ficha Técnica
  • Título original: Wiheomhan Pyeon-Uijeom (위험한 편의점)
  • Título francês: Dangerous Convenience Store
  • Autora: 945/gusao
  • Serialização na Coreia do Sul: Ridibooks
  • Editora japonesa: orangeD
  • Editora francesa: KBL
  • Quantidade de volumes: Completo em 6 volumes
  • Formato: 15 x 21 cm
  • Quantidade de páginas: 260 (volume 1)/ 242 (volume 2)
  • Papel: Couché (?)
  • Preço de capa: 14,95 € (aproximadamente R$ 80,00 [cotação de 02/Março/2024])

Deixe um comentário