screenshot_20251228_181731_youtube3668205313310292817
Estúdio avisa: a exibição ainda deve demorar...

Hoje, dia 28 de Dezembro, a Kyoto Animation anunciou por meio de vídeo, uma adaptação em anime para “Ruri Dragon”, baseado no mangá Shounen de Masaoki Shindou. No vídeo de anúncio, após repassar os projetos do estúdio lançados em 2025 (filme de “Kobayashi-san Chi no Maid Dragon” e o anime de “CITY”) e os projetos já anunciados para 2026 (filme de “Hibike! Euphonium” e anime de “20 Seiki Denki Mokuroku”), temos uma pequena animação da personagem principal da obra. Ainda não há detalhes da staff, nem previsão de lançamento. Nesse mesmo vídeo, o estúdio avisa que a animação ainda deve demorar a ser lançada.

(quando o estúdio anunciou o anime de “Violet Evergarden”, era Dezembro de 2015 e o anime só foi ser exibido à partir de Janeiro de 2018. Não acho que vá demorar tanto quanto Violet, mas tenham isso em mente)

“Ruri Dragon” é escrito e ilustrado por Masaoki Shindou. É serializado na Weekly Shounen Jump da editora Shueisha desde 2022. A obra conta com 4 volumes lançados no Japão e o volume #5 está previsto para março de 2026. No Brasil, a obra é publicada pela editora Panini desde Setembro deste ano. A editora lançou 3 volumes até o mometo.

Sinopse: “A história de uma jovem garota dragão sendo preguiçosa, fazendo o seu melhor… e sendo preguiçosa novamente. Ruri enfrenta os problemas de sempre: colegas de classe insistentes, professores irritantes e… acordar com chifres de dragão?!”


Queria aproveitar a ocasião para comentar algumas coisinhas: há muito tempo, existe uma ala dos otakus que SONHA com o dia que a Kyoto Animation animasse um Shounen de Lutinha, porque sabem que é o melhor estúdio do Japão, ao mesmo tempo que desdenham dos trabalhos da KyoAni, porque são obras de esporte, de comédia, slice of life ou de drama/romance (e eles querem anime de ação). Mas não se enganem: essa animação não representa, mas nem de longe, que o estúdio irá trabalhar com obras da Jump e, em especial, animes de ação.

A KyoAni chefia os comitês de produção de seus projetos, o que é uma vantagem e tanto, já que eles não sofrem com prazos apertados e conseguem desenvolver tudo que querem com calma. Da mesma forma, por chefiarem seus projetos, são eles que decidem o que querem animar, não à toa, é da KA Esuma Bunko – a editora do estúdio – que eles vêm tirando grande parte dos seus projetos desde os anos 2010: Chuunibyou; Violet Evergarden; Tsurune

Já tem alguns anos – um pouco antes do incêndio criminoso, mas principalmente após ele – que a Kyoto Animation vêm voltando sua atenção para Kyoto, sua casa, e dedicando seu amor e carinho para a região. Alguns dos seus projetos são em Kyoto (Hibike! Euphonium) e eles têm preterido obras que se passam em Kyoto para mostrar mais do seu amor pela sua casa, não à toa, o próximo projeto do estúdio (20 Seiki Denki Mokuroku) se passa numa Kyoto futurística e distópica. Tudo isso para dizer que: “Ruri Dragon” não é uma sinalização de que o estúdio vai passar a trabalhar com mais (ou com outros) Shounens da Jump, pelo contrário. Como bem disse o kViN: se a KyoAni está fazendo anime para Ruri, é porque alguém da equipe do estúdio tomou a iniciativa e foram eles mesmos atrás de fazer o projeto, ou ao receber a proposta, eles já se interessavam pelo material.

E convenhamos: “Ruri Dragon” – pelo pouco que sei da obra – está bem numa linha que a Kyoto Animation gosta de trabalhar. A ver, no futuro, quem irá dirigir a animação ^^