"Sorria para a Passarela"

“Sorria para a Passarela”

Mais um episódio de “Runway”. Sigo amando o anime e a cada episódio, eu acho alguma coisa para amar ainda mais essa obra. Neste episódio chegamos ao final do primeiro arco.

  • Impressões do episódio:

Começo dizendo que um dos pontos fortes da primeira metade desse episódio é como ele coloca o “tema” trabalhar sob pressão.

O Tsumura têm cerca de 20 minutos para ajustar o vestido para a a Chiyuki. Em meio à isso, vemos o quão difícil é fazer algo em tão pouco tempo e pior. O sucesso do desfile (desfile esse que vai consagrar ou não uma marca) nas suas mãos. Nós vemos um pouco disso logo nos minutos iniciais do episódio. O Tsumura acaba não tendo ideia do que fazer e quase comete um equívoco terrível de cortar a bainha do vestido.

E novamente nós vemos como a relação entre o Tsumura e a Chiyuki é algo forte e bonito. Chiyuki vê que ele está desesperado e faz o Tsumura olhar para ela. Eu adoro essa cena, porque no plano da imagem, todo o ambiente e as pessoas ao redor dão espaço para um fundo branco. Interpreto da seguinte forma: as pessoas e o ambiente em volta sumirem, servem para mostra que o Tsumura está olhando e pensando exclusivamente na Chiyuki.

Porque se repararmos, as pessoas à volta estavam aumentando ainda mais a tensão que ele tinha. Por exemplo, uma das moças disse que faltava 1 minuto para o show começar. Outro cara fica perguntando para o Yanagida o que eles vão fazer. Acaba atrapalhando ainda mais o Tsumura. Tanto que a Chiyuki fala para ele olhar para ela e deixa-la incrível. Ele não tem que olhar para o papel. Olhe para ela e veja o que pode ser feito para fazer desse vestido, um vestido para ela. Já o ambiente em branco representa clareza/iluminação das ideias.

Aproveitando o assunto da relação deles, eu quero dizer que eu não vejo eles como um possível casal (acredito que o autor também não). Vejo toda essa interação entre eles, como duas pessoas se ajudando para conquistar seus sonhos e eu torço para que continue assim, porque eu gosto de pensar que lá frente, eles sejam amigos. Como eu disse, se ajudaram para realizar as coisas que almejam para si e que no fim, cada um seguiu sua vida entrando em novos relacionamentos, sejam eles amorosos ou não. Porém, se por algum “acaso”, eles se tornem um casal, que isso seja muito bem trabalhado e que não soe como sendo apenas para agradar os fãs da obra. Pelo menos por hora, eu estou muito longe de enxergar os dois dessa forma :).

Recorte da ilustração do volume 6 do mangá.

Retomando o episódio, essa tensão não está apenas com o Tsumura. A Chiyuki também está carregando um peso enorme, visto que parte do sucesso desse desfile irá depender dela na passarela, ainda mais que ela não está em um “ambiente favorável”. E como vocês sabem, ela é muito baixa. Mas por que modelos “têm que ser altas” (essas configurações estão mudando no decorrer dos anos)? Segundo o site Dilson Stein, o motivo está relacionado com a exposição das roupas. Segue um trecho do artigo:

“… A verdade é que elas são como manequins em uma vitrine. Seu papel é expor a roupa, dando dimensão, movimento e até personalidade para cada peça. Ao final de cada desfile, a roupa e o conceito devem chamar mais atenção do que a modelo.”

Sendo assim, elas “têm que ser” altas e essa exposição das roupas, é um dos motivos delas não esboçarem expressões faciais, pois a atenção tem que ir para a roupa.

A Niinuma, garota que foi apresentada no episódio passado, traz uma mensagem simples, porém muito boa. Foi uma sacada maravilhosa do autor colocar essa pequena subtrama ali no meio do desfile. É algo simples, mas que dá uma carga maior nesse arco.

Por essa garota ser baixa, nada fica muito bem nela. Ela não chama atenção como as garotas altas e isso faz ela parar de querer se produzir. A Chiyuki sendo baixa como é, estar ali desfilando foi muito importante. Não só para a Chiyuki, mas também para a Niinuma que fica perplexa com a Chiyuki desfilando, pois na concepção que foi imposta (durante MUITO tempo) a passarela não é um lugar para baixas de estatura. Então ver a Chiyuki ali, serve como uma luz para ela “tentar de novo”.


Voltando um pouco no tempo do episódio, na parte final da montagem do vestido, quando você acha que não vai dar tempo e mais aquele cronômetro estabelecendo uma tensão, uma das modelos aparece dizendo que está tudo bem e que vão ganhar tempo. Adorei como não são só os dois correndo contra o tempo. O show é como um barco, se ele afundar vai todo mundo junto, Logo, elas ajudarem foi muito importante ^^.

Por algum motivo, eu amo demais essa cena

Antes da Chiyuki ir desfilar, ela e o Tsumura estabelecem uma meta: voltar a desfilar (como uma hiper modelo), só que com as roupas dele, com a marca dele!


Com a Chiyuki na passarela, vem o momento mais emocionante do episódio. Eu não cheguei a chorar (porém, foi quase XD), mas o conjunto da cena é excelente e muito bonito. A Niimura traz pensamentos muito interessante enquanto vê a Chiyuki desfilando, é bem tocante :’). Quando a Chiyuki cai, além do vestido mudar, eu vejo como uma mudança para a personagem. A Niinuma diz que parece uma borboleta. Talvez isso represente uma mudança nela também, como uma metamorfose, uma mudança na vida dela.

O Tsumura e a Chiyuki tem muito a aprender, mas esse show foi de suma importância para ambos. Ali o Tsumura ganha parte do reconhecimento do Yanagida e também a Chiyuki, prova que não é impossível ser uma modelo baixa. Graças aos dois, a apresentação final foi maravilhosa. E claro, também foi importante para a Niinuma.

Uma última coisa…

“Sorria para a Passarela”
  • Conclusão:

O anime de Runway de Waratte continua fazendo jus ao seu material original. Enxugam muito bem suas informações para que diversos capítulos sejam muito bem inseridos em um único episódio ^^. Continuo acreditando muito no que a staff do anime pode fazer daqui para frente. Nesse episódio eles adaptaram do capítulo 7 ao 13, mas se eles tiverem ido até o capítulo 14, eles adaptaram o “resto” do volume dois inteiro nesse episódio.

No próximo episódio devem ser introduzidos dois novos personagens. Talvez um desses personagens acabe ficando para o quinto episódio, a personagem em questão é a Kokoro. Gosto bastante dela e uma coisa: “Fazer o que não gosta”. Guardem isso. É importante para a personagem ^^.

Brinca mais diretor!!!
Tsumura e Chiyuki, dupla do milênio!!!
Adorei!
Piadinha muito bem colocada.
Pode apostar que sim ^^

Deixe um comentário