A Yui ainda continua lutando, mesmo com todas adversidades que está na sua frente.

A Yui ainda continua lutando, mesmo com todas adversidades que está na sua frente.

E aí pessoal, beleza!? Mais um post de Oregairu e estamos perto do clímax do volume 13. No próximo episodio teremos algumas revelações sobre e a decisão da Yukino quanto ao seu problema (Não só do baile). Eu e o Alê estamos tentando entender as intenções dos personagens. Fiquem com o post:

EDIT: a lista de todos os episódios comentados junto com o post da review de toda a terceira temporada aqui. Para quem quiser, temos a review da primeira temporada (link aqui), da segunda temporada (link aqui)

RUB: Alê, o episódio dessa semana de Oregairu foi daqueles em que você sente que está indo tudo muito bem para ser verdade e que algo vai acontecer. E começa até “corrigindo” um furo da adaptação para a novel. Aqueles dois integrantes do grupo de jogos eram para ter aparecidos na primeira temporada. Porém, como todos já sabem, as duas primeiras seasons do anime adaptou 11 VOLUMES de novels do original. Cortaram coisa para caralho e resumiram outras (e nem critico essa escolha, porque as novels de Oregairu é bem inchada mesmo de conteúdo…tudo que não entrou foi uma decisão acertada). Por isso, e para quem só viu os animes, os dois personagens que apareceram são novidades ainda não inseridas no roteiro anteriormente. Até gostei do modo que decidiram colocar os dois como parceiros de jogatina do Zaimokuza. Não deu a estranheza dos dois terem caídos ali de para-quedas. E o Hachiman definitivamente não vai ser politico no futuro, porque ele não sabe negociar e nem vender seu peixe. Conforme ele ia falando, mais o plano era absurdo e sem nexo. Entendível já que fazer um plano de um baile que está fadado ao fracasso como seu objetivo principal, não deve ser visto por bons olhos de quem está de fora do contexto. E eles só embarcaram na ideia, porque todos que estavam naquela sala são UNS INÁBEIS PARA conversar com uma mulher. Até xingam sem prova alguma. Coitada da Iroha que é mal vista por todos (o que reforça a conversa nossa de semana passada dela não ter amigos). Eu morri de rir quando o Hachiman fala na maior naturalidade possível que gosta de ser enganado pelo charme da Iroha. A cara da Yui é impagável. Aliás, todo o clima do episódio foi muito mais cômico que os demais dessa season final. Agora sim deu muita a cara do começo da obra, em que os diálogos eram os pontos chaves para as diversas situações engraçadas.

ALÊ: Já começo com uma informação interessante. Se você não tivesse comentado sobre os personagens, eu nem teria notado, porque o encaixe deles foi excelnete! Como não tínhamos visto nada do clube do Zaimokuza, colocar eles como membros foi uma solução. E comentando sobre os dois, estava tudo indo muito bem até falarem da Iroha. Os diálogos entre eles , o Hachiman tentando convencer eles a trabalharem de GRAÇA por TEMPO INDEFINIDO e ainda com uma proposta que tem a intenção de ser rejeitada (muito convincente ele XP), até que abriram a boca para falar de mulher. Posso chamar eles de Incel? Vejo uma crítica à essa, como posso dizer…”Normatização” de espalhar boatos de mulheres, porque sabemos que certas fofocas acabam saindo sem fundamento ou com distorção, com uma imagem diferente se for homem ou mulher. Por exemplo, disseram que ela só fica no Instagram. Nem sabem que a criatura está fazendo o que pode para fazer o baile acontecer, ou que dá o seu melhor como presidente do Conselho. Ou ainda, ela tem passe vip para festas noturnas. Se fosse homem, com toda certeza teria uma visão diferente da maioria. Seria o cara festeiro pegador e para mulher vira vadia. Enfim, sem muita militância XD. Mas ainda colocam um teor cômico e tudo casa muito bem. O Hachiman desmentindo os boatos, enquanto diz que é facilmente manipulado por ela é fabuloso hahahah. Eu gostei de como expandiram o plano para uma festa aberta para todos os estudantes. Com certeza vai chamar atenção, já que estão implicando com um baile feito apenas para um grupo específico. Imagine aumentando o escopo. Mas tenho sérias dúvidas se a ideia de colocar duas escolhas para “ser a menos pior” irá funcionar, ainda mais que temos a mãe da Yukino do outro lado e não acho que ela vai entrar muito nisso.

RUB: Acho que por justamente o Hachiman envolver vários alunos e de várias escolas que a mãe da Yukino não vai aprovar a ideia dele (fingindo que não sei de nada xP). Quanto a parada de ser mais abrangente, foi uma boa sacada deles chamarem a escola da Orimoto para participarem. O protagonista até se prepara em decorar termos em inglês para falar com o mãozinha. Entretanto, toda a reunião foi para um lado totalmente inesperado. Primeiro porque o mãozinha parou de dar voltas quando falou (uma mudança de comportamento depois do episódio 10 da temporada passada em que ele toma esporro de todo mundo por sua falta de iniciativa). Ele foi mais incisivo e direto em seus comentários, deixando evidente sua opinião sobre o projeto sem se enrolar. E segundo que tivemos uma BATALHA DE RAP nesse momento. Eu comecei a rir tanto, porque o Hachiman é desafinado e não sabe cantar, enquanto o mãozinha até manda bem nas rimas e na afinação. E para quem está se perguntando, na novel deixa claro que não foi uma batalha de rap e sim uma discussão normal. O negócio é que o Hachiman achou MUITO PARECIDO com esses shows entre dois cantores rappers se digladiando no palco, na tentativa de montar uma música por cima da improvisação. Aí a equipe de produção colocou esse fanservice para os fãs e que eu adorei. A Yui toda maravilhada, gravando do celular foi hilário. A letra da música em si não interessa muito, pois é uma batalha de ideias e a forma de montar/apresentar para seu cliente seu pitch. Eu só queria ver a tua reação a cada comentário da Orimoto: “É ISSO AÍ.”. Ela participa das reuniões só para ser torcida, porque ideias ela não dá nenhuma. E até saíram com saldo positivo da reunião, visto que a proposta não foi negada e podendo ser renegociada no futuro para ajustes necessários. Quando a Yui e o Hachiman volta para escola e dar a novidade para a equipe, a piada do Yahalo foi demais também. É muito ruim ser o centro das atenções de surpresa assim. A pessoa fica sem reação e ELA ODIOU a ideia de INSTITUCIONALIZAREM seu cumprimento. A cara dela de reprovação foi outra pérola.

ALÊ: Hahahaha. Não seria a primeira vez que você finge que não sabe de nada XD. Eu nem tinha reparado ou não lembrava que o cara usava palavras em inglês ao falar. “Mãozinha”… eu vou aderir XD. E pois é, a conversa fluiu melhor e parece que também que fluiu melhor foi o movimento das mãos dele, que pareciam mais agitadas do que nunca!!!! O mãozinha ficava soprando a franja antes também??? MEU DEUS DO CÉU, alguém para aquelas mãos. Eu estava quase tendo um tick nervoso, tentando ler o texto e aquelas mãos para lá e para cá. Aí para completar o pacote, estava lá a criatura dizendo “É ISSO AÍ”. Eu me pergunto seriamente O QUE CARALHOS ELA ESTÁ FAZENDO ALI????? Ela não disse NADA de útil! Eu só não surtei, porque a batalha de rap foi MARAVILHOSA e conseguiu me entreter ao ponto de “ignorar” essas agonias na forma dos personagens falarem. Até mesmo o “É ISSO AÍ” e a movimentação das mãos ficaram harmoniosas com a música XD. Revendo agora fica melhor ainda hahahaha. A Yui gravando tudo, “Sore Aru!”, e o Hikki perdendo a batalha, e não só agora como na cena pós créditos também hahahaha. A batalha ainda trouxe seus bons resultados. A Orimoto disse finalmente algo que presta (a única coisa), que ao menos a proposta era divertida e topariam aceitar ajudar e pensar em algo. Enquanto isso, o lado do Hachiman precisa dar uma base mais sólida e convincente para que o plano comece a ganhar forma e ao menos, parecer uma proposta convincente (ao mesmo tempo que seja “ruim” o bastante, para ser rejeitada). O clima de comédia e o timing cômico foram perfeitos (Como de costume em Oregairu)! Na cena seguinte vemos uma conversa entre a Yukino e o Hachiman e cara, é como já foi apontado no anime pela Iroha. Eles são um casal só que não oficializado. Toda a conversa deles era muito “íntima” e passava essa sensação de serem um casal. E a Yukino tentando disfarçar o motivo de ter pego a bebida: “Ótimo para repor a glicose”… Sei…

RUB: Até acho que é um pouco de tudo o motivo dela ter pego o café na máquina. Saudade do passado, perdida em seus pensamentos em não saber qual bebida tomar, o frio no lado de fora (essas máquinas deixam a bebida aquecida), tentar aprender a tomar a bebida que o amado consome… é uma porrada de coisas para a personagem que está sem no rumo que tomar após o baile. Até o tom bem triste de sua fala, cheio de dúvidas, é bem distante do que a personagem já foi no passado. E toda a conversa entre os dois é algo automático. O assunto não é sobre eles e sim o que cada um está fazendo no planejamento de cada baile. Existe todo um receio de trocarem palavras para não se machucarem. E até o ponto alto para mim foi quando a Yui chega. Primeiro é perceptível que a Yui não sabia como reagir ao ver os dois conversando. Ela fica sem graça, dando enrolada em seus próprios comentários. Segundo porque a personagem começou a agir no impulso, perguntando na seca do porquê a Yukino está evitando ela. A Yukino tenta dar uma desculpa por estar culpada e sei lá mais o quê, mas a Yui sabe o rumo escolhido pela amiga, o auto sacrifício. Tanto que a Yui tenta buscar o real desejo da amiga e tem a confirmação “que é o mesmo desejo que o dela”. Nessa fala mostra que cada uma sabe o desejo da outra, porém ainda não é verbalizado ou dito de forma aberta. Talvez por respeito que cada uma sente pela amiga ou porque o Hachiman está ali no local que não disseram o que querem quando ganhar de forma apropriada a disputa. A parada é que a Yukino quer que a Yui “vença” e vice-versa. As duas querem “sair” do caminho uma da outra para não serem barreiras para o sonho ser atingido por alguma delas. E o quão conflitante é na cabeça das duas que elas estão fazendo isso pela amizade, só que depois que alguma delas ganhar, a amizade delas vai terminar e mudar de como era antes. Não tem jeito. E acho tão bonito que a Yui está perdida nesse dilema, mas ainda quer a Yukino por perto de qualquer forma, prometendo que irão sair para um monte de lugares diferentes e que irão aproveitar o máximo possível aquele momento juntas, porque uma amizade como essa não pode acabar assim de forma abrupta. E o Hachiman dizendo que faria de tudo para que as duas ainda continuassem amigas depois de tudo. É quase uma confissão que ele também está segurando o que sente em respeito as duas.

ALÊ: Sim! Durante a conversa, eles perguntam como está indo o trabalho um do outro e tals. No básico, o Hachiman até usa como “desculpa” para perguntar sobre o baile, que ele precisa saber como está o progresso/movimento da inimiga. A resposta da Yukino é vaga e quando é devolvida a pergunta para ele, a resposta também é a mesma: “Tá bem também. Preciso fazer x coisas e ir para casa”. Desde a semana passada que deu para ver a Yui chegando e vendo o Hachiman conversando com a Yukino na prévia. Eu já estava ansioso para ver o que sairia da cena toda e o esperado acabou acontecendo. Voltas são dadas e nada é dito com clareza (Eu gosto disso). Mas fiquei surpreso com a Yui ‘confrontar’ a Yukino. Estava bem claro que ela estava evitando uma conversa com a Yui, porque assim que ela chega, a Yukino não fala um “a” com ela e sabemos que isso não é o normal delas. Mesmo a desculpa dada não cola, justamente por ela estar lá e nem dizer nada ou se cumprimentar como de costume. Eu acho que dizer o tal desejo ali não seria o mais apropriado, porque ‘o desejo’ estava ali presente XD. Dizer claramente seria no mínimo constrangedor haha. Nessa da amizade acabar, entra justamente o que a Haruno disse sobre codependência. Quando tudo se resolver, essa relação não vai mais se sustentar e ‘está fadada’ a acabar :/. Acho válido ambas se agarrarem em possibilidades para o futuro, na esperança de tentar manter a amizade, mesmo que pareça bem difícil, já que deve ser complicado para um caralho ver a pessoa que tu gosta, namorando com outra e você ali (às vezes segurando vela!?). Elas prezam pela amizade, por mais que queiram que seus desejos se realizem. Não dá para as duas ganharem. Uma tem que perder e é complicado. Deve ser confuso e angustiante estar nessa situação. O Hachiman pensa que eles tem um problema enorme em não saber se expressar, mas que não tentam cometer erros para não ferir uns aos outros, vide que ele já fez isso nas outras temporadas. Relacionamentos são complexos o_O.

RUB: E bota complexo nisso, porque finalmente iremos ter o Hayato (sim, era ele que faltava) para falar um pouco sobre a Yukino. Teremos algumas revelações sobre o passado dela ainda pela frente e resolver duas perguntas abertas nas temporadas passadas. Por que a Yukino odeia ele e quem é a garota “Y” que ele menciona no acampamento? Aí sim teremos todas as cartas na mesa e vai bastar o Hachiman escolher o que fazer daqui para frente. Se meu palpite estiver certo, e se eles puxarem um evento especifico na ordem cronológica, teremos a Yukino falando com a Yui novamente, só que diferente. Também teremos a Haruno de volta para incendiar de vez a treta e a reunião com a mãe da Yukino. Se acontecer como estou esperando, vai ser um puta episódio. Ansioso e no aguardo para semana que vem.

ALÊ: Vish!!! Já vi que vai ser maravilhoso! Comecei a pensar que a tal peça faltando era o Hayato, já que ele é ligado ao passado da Yukino e ele que conhece ela e sabe que aconteceu. Estou ansioso e espero que suas previsões se cumpram :).

2 thoughts on “Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru. Kan (Oregairu) #7 – Comentários Semanais

  1. Episódio mais engraçado dessa temporada hahahaha muito bom saber desse background da novel em relação a batalha da rap, achei uma decisão genial da direção e ficou realmente muito bom kkkkkkkkk gostei também da química e dos momentos envolvendo o grupo improvisado do Hachiman, essa comédia ácida com sarcasmo no talo é uma das melhores coisas em Oregairu.

Deixe um comentário