Não aguento mais Sword Art Online.

Não aguento mais Sword Art Online.

Olá pessoal! Nossas súplicas foram atendidas e finalmente terminamos SAO de vez. Semelhante ao que fizemos com Oregairu, pegamos algumas opiniões de outras pessoas sobre essa temporada de Sword Art Online e comentamos sobre as nossas visões de como a franquia não é tudo isso que os fãs espalham por aí. Fiquem com a conversa minha e do Alê.

RUB: Alê, seguindo mais ou menos o que fizemos com Oregairu, bora fazer uma conversa em cima dos lados contrários as nossas opiniões de pessoas que viram essa temporada de SAO. Só que vai ser o inverso, porque se lá no post da review de Oregairu peguei críticas mais comuns que vi pela internet sobre o anime, aqui selecionei opiniões de pessoas que adoraram SAO. Nesse caso é fácil achar comentários positivos, porque é só ir nos comentários dos vídeos do Marco que o trabalho é facilitado. Vou até começar pela parada que MAIS VI GENTE ELOGIAR QUE FOI A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM SAO. SIM, VOCÊ NÃO LEU ERRADO. TEVE MUITOS OTAKUS AFIRMANDO QUE AS MULHERES EM SAO ‘BOTARAM PARA QUEBRAR’ NESSA SEASON… De vez em quando não me sinto representado por esse grupo de fanáticos por animação japonesa. Nego vive passando pano para uns absurdos inexplicáveis só porque teve um fanservice que eles gostaram. Porra, no primeiro episódio temos uma personagem violentada SEM MOTIVO ALGUM. Como assim essa temporada foram das personagens femininas de SAO? Só se for para a punheta dos doentes, porque não é possível o que eu lia nesses comentários. “A Asuna ganhou muito destaque nessa temporada.” MINHA NOSSA, TEVE TANTO DESTAQUE QUE TODAS AS CENAS ELA SÓ APARECIA CHORANDO POR CAUSA QUE O KIRITO NÃO ACORDAVA… BAITA MOMENTO DELA. Ela teve apenas uma luta de 1 minuto no máximo com um dos vilões mercenários lá, sendo que foi o Kirito que derrotou o maluco depois. Como que isso é uma representação DE FORÇA para a personagem? ELA É TÃO FORTE QUE AJUDOU UM HOMEM A DERROTAR O ADVERSÁRIO? ESSE QUE É O TEU CONCEITO DE MULHER FORTE (no âmbito físico)? Aí não tio. Todas as gurias em SAO são mega sexualizadas. Chega ao absurdo de momentos DRAMÁTICOS TERMOS CLOSES NA BUNDA E NOS PEITOS DAS PERSONAGENS. Como eu posso me importar com elas se a todo momento elas são tratadas como objetos ou de escadas para o protagonista? Não dá!!! Ainda tem o lance da Administradora que por ela ser gostosa, o Kawahara força a barra aliviando todos os crimes dela nessa reta final. Empurraram até o Bercoulli de companheiro para ela, enquanto ele deixou uma grávida naquele mundo sozinha e só mandou um “TE VIRA PARA CUIDAR DA CRIANÇA.” NOSSA, SÓ TEMOS BOAS PERSONAGENS FEMININAS, NÃO É MESMO??? (sendo irônico AO MÁXIMO)

ALÊ: “ELOGIARAM A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM SAO”… Eu li isso e já quero enfiar minha cabeça em um buraco, MEU DEUS DO CÉU! Quando falam que otaku é uma praga, fica difícil defender quando vemos argumentos assim. Vamos lá. Eu ia pegar todo o histórico de SAO com relação à personagens femininas, mas vou pegar só o arco Alicization. Se vermos desde lá de trás, não teve um momento que uma mulher teve seu grande destaque ou que derrotou um vilão realmente. No começo nós tivemos as duas gurias sendo estupradas, a Fanatio passando a usar batom/se maquiar, porque o Kirito falou que mulher tem que ser feminina, estar sempre “apresentável” para homem. Temos a doida da Administradora que vivia nua por humm… Fanservice. E mesmo quando ela foi derrotada, a Alice estava desmaiada e o Kirito que estava lá de pé. Ainda ela foi morta pelo palhaço surtado. Fora que a própria Adm era colocada como uma vilã que em alguns momentos usava o corpo para conseguir o que quer. ÓTIMA REPRESENTATIVIDADE! E nas outras duas partes, o que tivemos mais foram mulheres sofrendo/sendo torturada, ou servindo como apoio para o homem. Quase 1/3 do primeiro episódio desse cour foi com a Leafa sendo estuprada, sendo que não serve para NADA no roteiro. A cena é completamente desconexa do resto do episódio e sequer traz algum impacto posteriormente. Está exclusivamente para agradar fetiche de otaku. E falando de mulher sendo torturada, o que mais vimos aqui foi isso. Um personagem masculino não sofreu nada comparado ao que personagens femininas passaram. Você tem cenas e mais cenas de mulheres sendo cortadas, furadas, gritando e agonizando… Agora com homens, ou eles morrem rápido demais e com coisa simples (uma facada ou explosão) ou quando perdem algum membro, eles ficam de boas, como se nada estivesse acontecendo. O tal Gabriel mesmo, perdeu um braço e foi queimado, mas não soltou um grito de dor nem esboçou uma reação de que estava sofrendo, enquanto que do outro lado, você tem Leafa sendo atingida para uma lança no olho, tendo braço cortado, gritando a torto e a direito. COMO QUE ALGUÉM DIZ QUE TEVE REPRESENTAÇÃO NESSA MERDA???? As gurias com skins de DEUSAS tomando uma surra de homens e chegava o Kirito ou algum outro mano e batia de frente. Ou mesmo com NPC, as gurias estavam apanhando. Você citou a parte com o Bercouli e a Adm, ali foi um dos cúmulos de passada de pano. É visível que o Kawahara trata o Bercouli como um cara foda, porque ele salvou Alice, deixou a Fanatio com a responsabilidade de criar uma criança sozinha, além de sair uma cena MUITO sugestiva com a Administradora, com um clima de romance. É toda uma montagem feita para dizer “Olha como ele foi FODA em vida e agora terminou com uma gostosa no pós morte”. VAI SE FUDER SAO! É um machismo TÃO descarado. Otaku compra essa ideia de que teve representatividade feminina porque pensa igual e acha que mulher é um apoio de homem, muito no ideal de “Atrás de um grande homem, tem sempre uma mulher”.

RUB: E ainda mantendo o foco na narrativa, teve outra parada que os fãs de SAO adoraram que foi a “RESSUREIÇÃO DE CRIS…digo, do KIRITO”. Toda aquela construção de trauma para o personagem é DO NADA. “Mas Rub, lá na LN…”. Meu amigo, eu li até o volume 8 dessa porra. Eu posso dizer tranquilamente que essa merda do Kirito ter receio de matar só foi estabelecido nesse arco. Não existe MENÇÃO sobre esse dilema do protagonista. INCLUSIVE, TODAS AS AÇÕES DELE EM MATAR ALGUÉM, ALÉM DE SEREM EXALTADAS PELO AUTOR, TEM COMO PRÊMIO FINAL A SATISFAÇÃO PESSOAL DO PERSONAGEM COMO JUSTICEIRO DOS INCELS. Em nenhum momento é estabelecido nos arcos anteriores esse remorso do personagem. “Mas no arco Alicization cita…”. Aí começa outro problema. Como esse obstáculo só é estabelecido quando necessário, toda a empatia que devíamos sentir ou nos sensibilizarmos com o Kirito se remoendo de culpa não existe em momento algum. Apenas os mais fãs dessa merda que acharam que foi suficiente, porque com qualquer desculpa, já se dão por satisfeitos como explicação para as coisas que acontecem. Vocês entendem aonde eu quero chegar? Como a história não constrói essa parada, quando aparece em cena, você não compreende o que caralhos está acontecendo. O único momento que FAZ SENTIDO é quando o Eugeo está lá para apoiar o Kirito para sair do seu coma, porque foi o único relacionamento que o protagonista constrói em toda obra e que nos é mostrado devidamente. O resto, são lacunas que precisam ser preenchidas por nós, porque o autor não consegue construir algo simples de mostrar um trauma do seu personagem principal. Inclusive, tiveram diversas vezes que ficaram mandando textos, e textos, e mais textos tentando justificar várias paradas de SAO que quando você vai ler, dá para perceber que as explicações que os mais fanáticos de SAO dão para defender sua obra favorita são frutos de intepretações próprias, mas nunca mostradas no anime ou descritas nas novels. Porra, assim fica fácil defender algo. Só basta criar uma fanfic na minha cabeça e dizer que tem no anime ou na LN, porque eu ACHO que o autor quis dizer isso. Assim não dá, tio!

ALÊ: Aquela cena é horrorosa. Não há uma construção para aquela cena, nem reduzindo isso a uma simples menção. Não temos nada do tipo antes, nenhum indício de que ele enfrenta traumas com os jogos, tanto é que ele seguiu com a pinta de “bonzão” e de que o Kirito podia fazer tudo. Eu vejo um pouco de fundamento ele ter tristeza por aquela guria que morreu lá no primeiro arco, que é levemente mostrado na primeira temporada, mas só. Depois some e não há mais qualquer momento em que ele diz ou pensa que poderia ter feito algo para salvar ela. E novamente, o que mais faz sentido e tem seu fundamento é o espírito do Eugeo ir lá confortar seu amado, porque vemos o relacionamento deles sendo construído. Tivemos contato com a fase deles crianças e depois tivemos toda aquela jornada deles até o falecimento da criatura. E aproveito para dizer que de longe, o relacionamento do Kirito com o Eugeo é o mais bem feito pelo Kawahara, porque com as demais pessoas é completamente largado. Alguns trocam meias palavras com ele e já é como se tivessem anos de contato/amizade para se importar TANTO com ele. Não vou nem restringir a somente as garotas. E se falar delas, é só o Kirito dizer oi que pronto, já se apaixonam e vão fazer de tudo por ele. Vão lutar e se dedicar a ele (lembrei até da festa do pijama que aconteceu no meio da guerra) ¬¬. Fãs de SAO estão sendo capazes até de criar fanfics para justificar os furos desse roteiro de merda… A que ponto eles chegaram XD. É ir MUITO longe para defender uma obra que nem vale à pena tanto esforço.

RUB: Foi bom você ter puxado o assunto das garotas, porque todo mundo fazia UM PUTA HYPE do caralho para A PORRA DA ALICE, QUE ELA ERA FODA, FORTE PARA CARALHO E SEI LÁ MAIS O QUÊ. E tipo, o nome do arco tem o prefixo Alice. Então era para ser um arco de EXTREMA IMPORTÂNCIA A EXISTÊNCIA DA PERSONAGEM PARA HISTÓRIA. Agora eu te pergunto Alê, depois de 50 episódios desse arco, QUAL É O PAPEL DA ALICE NESSA HISTÓRIA??? Lembro muito bem de nego falando que na segunda metade a personagem IRIA BRILHAR e que sua participação cresceria, fazendo JUS ao título do arco. Hum…sei… Alê, essa guria além não ter propósito algum no enredo como todo, ELA SÓ SERVIU PARA UMA PORRA DE FANSERVICE NO FINAL, TAMBÉM COMO DESCULPA ESFARRAPADA PARA QUE OS CARAS TENTASSEM ROUBAR A SUA IA DAQUELE MUNDO. E nossa, a quantidade de pessoas tentando justificar depois que o anime terminou o papel da Alice e sua função narrativa FOI ENORME. “Rub, a Alice era uma ARMA de guerra…”. Mano, ESQUEÇA essa ideia, porque o Kawahara também esqueceu esse argumento durante sua história. Pode até ser desculpa para o Kirito ter entrado naquele mundo, porém depois que VÁRIAS IAs TAMBÉM DESPERTARAM, não fazia mais sentido ser somente a Alice a ser escolhida. Até o PORQUINHO quebrou o selo. Podia ser ele, TRANQUILAMENTE. Só que não é uma gostosa para o Kirito ter em seu harém. Era óbvio que precisava ser uma humana, loira e bem bonita para ser o alvo. Na real, TODAS AS JUSTIFICATIVAS que o Kawahara dava para explicar alguma coisa, ou não fazia sentido ou se contradizia com algo que foi dito anteriormente. Nem quero entrar no mérito das teorias “científicas” sem coerência que o Kawahara socava no anime que não tinha base alguma em nada, tiradas de uma imaginação maluca e ignorante como a desse autor. Eu que estudo na área de TI, me sentia ofendido a cada momento que aparecia algum hacker ou cientista falando bosta sobre a área de tecnologia. Mano, já estamos em 2020. O Kawahara TINHA QUE ATUALIZAR ESSES CONCEITOS. O jogo se passa uns 5 anos a frente da nossa realidade. E na época que ele escreveu, JÁ EXISTIAM ARTIGOS CIENTÍFICOS EXCELENTES QUE DAVAM PARAMETROS MELHORES DO QUE ELE PROPÔS EM SAO. MANO, ELE PRECISA ESTUDAR ANTES DE SAIR ESCREVENDO QUALQUER MERDA.

ALÊ: SIM! Acho que o brilho dela foi ser mais uma ferramenta para o Kirito e ser waifu. A Alice é a cota loira que faltava no harém do Kirito, já temos praticamente o arco-íris inteiro ali. Qualquer coisa, literalmente QUALQUER COISA que o Kawahara introduzia, ele quebrava pouco tempo depois, seja no mesmo episódio ou em episódios seguintes. Chega a ser um pouco triste, porque ele começa o arco até que bem lá no comecinho, nos três primeiros episódios do arco Alicization, que tava tentando fazer algumas coisas de forma decente, estabelecendo algumas regras e construindo aquele mundo do jogo. Porém depois vira um grande foda-se e tudo começa a vir por terra. É foda porque é uma desculpa mais esfarrapada que a outra. Posso dizer que o Kawahara usa “a justificativa do momento”. Cria algo para aquele momento e descarta para gerar uma outra coisa que explica uma outra falha desse enorme buraco. E é por essas e outras que digo que o Eugeo foi o grande injustiçado dessa merda de arco, porque ele foi o primeiro a quebrar a porra de selo. As grandes questões e motivações eram em torno do Eugeo. Toda a jornada foi basicamente por causa do dele e nos momentos em que o Kirito tava se sentindo mal ou não tinha forças para seguir em frente, quem aparecia? O Eugeo. O Kirito manifestava mais animação de poder ver o seu ‘amor’ de novo, do que por ter reencontrado sua namorada, após TANTOS ANOS. O Eugeo que deveria ter virado o robozinho. Quem liga para a Alice? É um grande NADA a guria. Eugeo×Kirito best casal!

RUB: Alê, ainda tem a parada da estrutura narrativa dessa temporada. Gente, o anime terminou no episódio 8 com a morte do vilão lá que gosta de enfiar um picotador de gelo na cabeça de crianças. Os 3 últimos episódios foram um enorme epílogo. Tipo, chegaram no clímax NO MEIO DA SEASON. WTF!? QUE FRANQUIA É ESSA QUE CHEGA NA CONCLUSÃO ANTES DO FINAL? E tivemos uns episódios malucos com foco em personagens secundários, também teve outro no espaço e até socaram um filler do filme de SAO no meio. Mano, que temporada foi essa? Era realmente necessário para contar todo esse arco em 50 episódios? O KAWAHARA REALMENTE APRENDEU A ESCREVER NESSE ARCO? Como posso levar em consideração os acontecimentos desse roteiro, se nem o pessoal da equipe de produção se esforçou para consertar as paradas? Na real, tirando algumas poucas sequências de luta, o anime teve vários problemas. Muito fanservice, exageros dramáticos, direção ausente, trilha sonora derivada… Diferente do filme por exemplo, esse arco de Alicization não consigo elogiar nenhuma parte técnica. E nem estou colocando na equação o protagonismo do Kirito e seu endeusamento ABSURDO por todo o elenco: “O Kirito consegue, porque ele é fodão!”, “O Kirito é o herói desse mundo!”, “Só o Kirito pode salvar a Alice!”. Pela amor de Deus, por que vocês defendem esse anime fãs de SAO? Poxa gente, que tal fazer a mesma coisa que eu faço quando eu falo que gosto de HOTD. Reconheço que AQUILO É UMA MERDA E MESMO ASSIM EU GOSTO DO ANIME. Não tem problema NENHUM EM GOSTAR DE ALGO RUIM, porque você pode ter apreço por algo que não vai te fazer bem. Só que não me venha dar uma de fumante falando que cigarro faz bem para saúde, pois não faz sentido. Não tentem defender algo que não dá para justificar.

ALÊ: Exato! O problema não está em gostar de algo ruim. Todo mundo tem suas pérolas. Eu não lembro de nenhum anime no momento, mas tem um monte de mangá BL merda que eu não consigo odiar, mas tenho noção dos problemas que as obras tem e não passo pano para eles. Tem vezes que você não nota que há erros em algo que você gosta e estar disposto a ouvir nessas horas é muito importante. Coisa que SAOfag geralmente não faz, em que é a visão dele e ponto. Aponta algo de errado e já vem com “Mas na novel…” ou já partem para agressividade, como fizeram com uma amiga minha só porque ela falou que shippava o Kirito e o Eugeo, coisa que há inúmeros indícios e cenas sugestivas para tal. Mas não! Não pode ter shipp gay -_-. Nessa season como um todo, fica evidente o mal planejamento desse negócio, porque há cenas que precisavam de um tempo maior e não tem, outras que podiam não existir ou ser aceleradas, mas são extensas demais… Nisso você já soma à direção inexistente, que torna tudo mais maçante de se assistir, diálogos inflados e muitos sequer fazem sentido, do tipo: “Kirito, nunca vi essas flores antes. São rosas.”. Isso foi dito pelo Eugeo lá no primeiro cour de SAO Alicization. É algo completamente sem sentido e é dito na mesma frase! Dá para ver que o compositor de série não estava nem querendo trabalhar. Nem tinha um revisor para falar “Meu, isso daqui está errado!”. Não tem nada. Os três episódios finais são uma grande merda. No máximo deveria ter um epílogo no episódio final, para dar desfecho para o arco, porém nem no último episódio você sente que algo está sendo fechado. O negócio só termina e parece que o arco não acabou, aparentando que terá mais episódios.

RUB: Bem Alê, essa será minha última vez que estou comentando sobre SAO, porque eu não voltarei para a franquia nunca mais. E se recomendo Sword Art Online: Alicization – War of Underworld 2nd Season? Nem preciso falar, porque já fizemos mais de dez posts aqui no blog e diversos tweets reclamando dessa merda. E SE MESMO ASSIM VOCÊ AINDA QUER VER DE CURIOSO, BOA SORTE E CORRA ATRÁS DE UM BOM PSICOLOGO, PORQUE VOCÊ VAI PRECISAR. Não tenho mais paciência para aguentar e ver o Kawahara APRENDENDO A ESCREVER. Prefiro acompanhar o pessoal que ainda tiver coragem para ver o resto e me dar o feedback de como está. TCHAU SAO!

ALÊ: Do jeito que está, não sei se terei coragem de voltar para ver mais disso. Adianto meu TCHAU também. Se por um acaso eu resolver voltar para comentar mais desse lixo, é mais um sinal de que preciso de tratamento XP. Não é nem questão de recomendar o arco. Não recomendamos SAO MESMO! Se não viu nada do anime, PASSEM LONGE. MUITO LONGE. O MAIS LONGE QUE PUDEREM! É UM LIVRAMENTO, ACREDITEM!!! Vão atrás de coisa melhor e menos ofensiva que é melhor 🙂

Deixe um comentário