Magias, mistérios e um traço deslumbrante!

“Atelier of Witch Hat” é um mangá escrito e ilustrado por Kamome Shirahama. A obra está em publicação no Japão desde julho de 2016 na revista Morning Two, da editora Kodansha, atendendo pelo nome de “Tongari Boushi no Atelier” (とんがり帽子のアトリエ). A obra possui 11 volumes publicados no Japão até o presente momento, com o 11° tendo sido lançado no dia 21 de Outubro. No Brasil, o mangá foi anunciado pela Panini em 31 de Maio de 2019. Na ocasião, o anúncio foi feito na TV, durante o programa Senpai TV na emissora Rede Brasil. O mangá começou a ser lançado em Julho daquele ano, em periodicidade bimestral.

“Atelier of Witch Hat” é um mangá muito aclamado dentro e fora do Japão, tendo concorrido as premiações como 11º Manga Taishou em 2018 (foi nomeado), vencido algumas como o Eisner Awards em 2020 na categoria de “Melhor Edição Americana de Material Internacional – Ásia” e ganhou o prêmio de “Melhor Mangá” no Harvey Awards, também em 2020. Recentemente, em 5 de abril, uma adaptação em anime foi anunciada. Ainda não há informações sobre data de lançamento e staff responsável pela animação.

Eu comecei minha coleção de “Atelier” anos depois de começar a ser lançado aqui. Somente no comecinho de 2021, quando passei a ter renda e melhores condições para bancar meus mangás, que adquiri todos os volumes lançados pela Panini até então. Na época, não foi tão difícil encontrar os volumes, o que foi sorte dado que não tem muito tempo depois do lançamento, alguns dos encadernados do meio da coleção sumiram do mapa. Naquela ocasião, a Débora que me ajudou a encontrar os volumes (agradeço muito). Ela foi me passando loja por loja que tinha os volumes, e assim comprei os 7 encadernados lançados. E foi só isso mesmo. Devido ao ‘corre corre’ do dia a dia, não consegui parar para ler. A Panini lançou o 8° volume, o 9° e eu sem ler nada… Após muita pressão (leia-se: ameaças, rs) do José, do Negi e do Kyon (do BBM), peguei o 1° encadernado para ler. Então dedico essa postagem para eles ^^.

Sinopse:Coco é uma menina que vive em um pequenino vilarejo, fascinada por magia e que sonha em se tornar uma maga. Infelizmente, porém, naquele mundo isso é impossível para aqueles que não são capazes de usar magia desde o nascimento, de modo que a garota tem que abdicar de seu sonho. Um dia, porém, um mago visita sua aldeia e ao espioná-lo, Coco entende a verdadeira natureza da magia e se lembra de um livro e um tinteiro que ela comprou de um misterioso estranho quando ela era criança. A garota passa a praticar em segredo, mas, em sua ignorância, ela comete um ato trágico! A partir de então, a menina se torna discípula do mago e descobrirá um mundo que ela não suspeitava existir!


  • História e Desenvolvimento

No começo do mangá, conhecemos a Coco, uma jovem que vive em uma região interiorana junto de sua mãe. Ela é uma garota extrovertida e empolgada com tudo aquilo que envolve magia. A personagem tem o desejo de se tornar uma bruxa, o seu maior sonho. Porém, neste mundo que praticamente gira em torno da magia, apenas pessoas específicas podem fazê-la. Esses escolhidos já nascem sabendo, ou melhor, são aptos para se tornarem bruxos, estudar e desenvolver suas habilidades mágicas. A maneira como a magia é feita é um assunto estritamente confidencial. As pessoas comuns não podem fazê-las e muito menos ver os bruxos as fazendo. Em razão disso, quando uma pessoa comum precisa de ajuda com algo mágico, ela pode solicitar a ajuda de um bruxo, porém todo o processo envolvendo a magia em si, não pode ser observado pelos demais, tendo eles que se retirar do ambiente ou designar algum local em que não haja ninguém por perto.

Apesar desse cenário nada favorável para a protagonista, ela não desiste do seu sonho e acredita fortemente que poderá fazer magia algum dia. Até que um bruxo, Qifrey, vai até sua casa pra fazer a encomenda de um produto. Devido a ela ser muito curiosa, a garota acaba descobrindo o segredo por de trás de fazer magia. Isso acaba resultando em algo trágico? Não irei falar aqui, pois é uma cena muito boa do primeiro capítulo e que de fato, chama atenção. Assim, a Coco vai com ele para ser uma aprendiz de bruxo e começando a história de fato.

Esse volume, apesar de “calmo”, tem muitos eventos. A autora soube aproveitar bem o espaço dos capítulos para fazer render, ao mesmo tempo que não ficou corrido. Temos a introdução de diversos personagens. A Coco faz uma espécie de prova e ainda temos direito a introdução do mistério que fará a história se mover realmente, tudo isso ao longo de pouco mais de 200 páginas. Eu digo que o volume é calmo, porque como estamos no começo, a autora quer fazer a introdução do mundo e dos personagens. Ela mostra um pouco de cada uma das personagens que irão compor o núcleo principal da trama. E uma coisa que gostei é que para não ficar muito expositivo, a autora usa as introduções de capítulo e as primeiras páginas para falar do mundo da obra, seja pelos próprios personagens expondo isso, ou de uma narração ou historinha contada. Eu gosto, porque ela soube dosar bem o que vai contar e quando vai contar. Não fica algo carregado ou preguiçoso. É na medida certa e no seu tempo.

Acho que a Kamome Shirahama consegue estabelecer pontos muito bons para te manter atento ao que está acontecendo e ao que vai acontecer. Mesmo que esses aspectos não te façam ficar EXTREMAMENTE interessado na trama, eles te seguram bem. O fascínio de descobrir a magia pelo olhar da Coco, é muito bom, porque por ser tudo muito novo para ela, traz um pouco da visão do leitor para mais perto. E mais para o fim da edição, temos um gancho final para o próximo volume.

No desenrolar da história, dou mais destaque para o próprio mundo que a autora criou. Nós vemos plantas, de material que é usado no processo de produzir magia, um pouco da própria funcionalidade da magia, de como é feita, dos tipos, e até dos possíveis perigos que poderiam ser causados em caso de uso inapropriado dela. Tem uma parte desse encadernado que é quase como um slice of life, com eles passeando na cidade, atrás dos materiais que serão utilizados para criar as ferramentas da Coco. É tudo tão bem-feito. É simples, mas é tão bom ver que a autora tem esse zelo aos pequenos detalhes. A gente consome tantas obras que simplesmente não se importam com o como as coisas são feitas, ou de onde elas vêm, só jogando na sua cara para você aceitar aquilo e pronto, que é excelente quando encontramos obras que trazem esse tipo de cuidado, e que de fato se importam com isso. E de novo, a Kamome desenha de uma forma tão maravilhosa, que você sente um pouco de como a Coco está maravilhada enquanto aprende tudo aquilo, porque é tudo “UAU!”. A autora consegue transpor esse sentimento de incrível, do impressionante e belo.


Sobre os personagens, por enquanto não tem nenhum que eu pense que realmente gostei ou que despertou meu interesse. Por ora, eles estão em espectros de estereótipos. A Coco é bem cara protagonista e o Qifrey é aquele personagem responsável. Do outro lado do volume com os demais personagens apresentados, temos a tímida, a invocada que tem aquele ar mais maduro, temos a que tem vibe de criança, e por aí vai… Acho que dentre as apresentadas no volume, a Agathe é a que mais me interessa. De maneira geral, todos os personagens desse núcleo central convencem o suficiente para te manter instigado no que virá a acontecer com eles, e claro, te fazer querer continuar acompanhando a obra. Vejo potencial, especialmente pelo final do volume que é deveras bom ^^.


  • Arte

A arte da Kamome Shirahama é fora de série! Cada página é uma verdadeira obra de arte. Riquíssima de detalhes, seja nas roupas ou nos cenários (esses que são muitos e todos caprichados). Tem quadros deslumbrantes como as páginas duplas. Com um único desenho evidenciam toda essa beleza. Reforço o que eu disse mais acima. É graças ao desenho da autora que conseguimos comprar tanto a fascinação da Coco com a magia e o que está relacionada a esse assunto.

E antes que eu me esqueça, as artes coloridas dessa mulher são DES-LUM-BRAN-TES! Na França, a Pika Édition faz sempre uma edição especial para cada volume da obra e cada capa dessas edições especiais são fantásticas! Eu tenho o volume #9 dessa edição especial que ganhei de presente da Débora. É absurdamente lindo. Queria muito que a Panini fizesse algo especial para Atelier, especialmente se incluir um livreto com artes coloridas da autora. Pagaria cada centavo para ter.

A edição brasileira do volume 1 e ao lado, o volume 9 da edição francesa

  • A Edição Nacional

“Atelier of Witch Hat” está sendo publicado no formato 13,7 x 20 cm, no papel Offwithe 66g. Tem capa cartonada com sobrecapa fosca e média de 200 páginas por volume. O mangá começou a ser publicado com o preço de R$ 24,90 (volume 1) e hoje custa R$ 34,90 (volume 10). O volume 1 inclui um postal de brinde. A edição em si está ok, a encadernação desse volume não está ruim, mas é preciso dizer que Atelier foi lançado na época que os mangás da Panini estavam saindo com problemas de encadernação, e se não estou enganado, tem volumes de Atelier dessa época que sofreram bastante, com miolo caindo, encadernação ruim, etc. No demais, texto ótimo e não encontrei problemas de revisão textual. Abaixo vocês veem um vídeo mostrando a edição nacional em detalhes ^^.

https://youtu.be/9vpp1183LE0

  • Conclusão

“Atelier of Witch Hat” neste começo, apresentou um mundo fantástico, com uma arte sublime, personagens divertidos e uma história instigante. A Kamome Shirahama consegue te manter interessado no que está acontecendo ao longo do volume, e é bom o suficiente para ao menos fazer você querer ver o que irá acontecer nos próximos volumes, especialmente por causa do gancho ao final do tomo. Recomendo a obra? Sim, claro. Mas é preciso dizer que há vários volumes esgotados. Se você quiser colecionar agora, terá dificuldade em encontrar os volumes, infelizmente. Talvez com a adaptação em anime vindo (não sabe quando), ajude a Panini a resolver reimprimir… :/

Essa foi uma resenha um pouco curta, mas espero que tenham gostado! Agora o Kyon, o José e o Negi podem descansar em paz, rs. Vou continuar lendo, masprovavelmente não deve ter outro post de Atelier of Witch Hat. Ao menos não está nos planos. Caso eu realmente me empolgue com o mangá, existe a possibilidade de eu voltar a comentar. Em todo caso, sempre que eu estiver lendo algo do mangá, eu comentarei no Twitter do blog (@LDesintoxicados). Então me acompanhe por lá ^^.


  • Ficha Técnica
  • Título original: Tongari Boushi no Atelier (とんがり帽子のアトリエ)
  • Título nacional: Atelier of Witch Hat
  • Autora: Kamome Shirahama
  • Serialização no Japão: Morning Two/Morning Two Web
  • Editora japonesa: Kodansha
  • Editora nacional: Panini
  • Quantidade de volumes: Em andamento com 11 volumes
  • Formato: 13,7 x 20 cm; capa cartonada com sobrecapa
  • Preço de capa: R$ 24,90 (volume 1); R$ 34,90 (10 em diante)
  • Compre em: Loja Panini/Amazon

Deixe um comentário