Lançamento em dezembro/2022.

No final de 2021, a editora Pipoca & Nanquim anunciou “MW”, de Osamu Tezuka. A edição nacional compilará os 3 volumes originais em um único volume. Nesta postagem mostraremos onde ele foi publicado (até onde sabemos) e nossas opiniões a respeito do mangá.

Sinopse: “MW explora uma realidade totalmente moderna onde nem a justiça divina nem a secular parecem prevalecer. Essa conquista intencionalmente “anti-Tezuka” da própria pena do mestre, no entanto, pulsa com seu gênio único. Michio Yuki tem de tudo: aparência, inteligência, pedigree como descendente de uma famosa família Kabuki, uma carreira promissora em um grande banco, legiões de admiradoras. Mas sob o brilho da perfeição se esconde um segredo com o poder de sacudir o mundo até suas fundações. Durante uma excursão de infância a um dos arquipélagos do sul perto de Okinawa, Yuki quase não sobreviveu à exposição a um gás venenoso armazenado em uma instalação militar estrangeira. O vazamento aniquilou todos os habitantes da ilha, mas foi prontamente encoberto pelas autoridades, deixando Yuki como uma testemunha não reconhecida – uma testemunha cujo senso de certo e errado, no entanto, o potente agente nervoso conseguiu obliterar. Agora, quinze anos depois, Yuki é um alpinista social de proporções balzacianas, infiltrando-se nos mundos das finanças e da política durante o dia enquanto assassina brutalmente crianças e mulheres à noite – usando perversamente suas habilidades afiadas no Kabuki como um imitador feminino para se passar por as mulheres que ele matou. Seu impulso, entretanto, não será saciado com uma promoção aqui e um estupro ali. Michio Yuki tem um objetivo muito mais sinistro: obter MW, a arma definitiva que salvou sua vida, mas lhe roubou toda a consciência.”

MW

Japão

“MW” (ムウ) é de autoria de Osamu Tezuka. A obra foi publicada na revista Big Comic da editora Shogakukan entre 1976 e 1978, sendo finalizada em um total de 3 volumes. Posteriormente, novas edições foram lançadas.

Shogakukan (1978); Kodansha (1993); Edição bunko – Shogakukan (1995).
Edição bunko – Kodansha (2011); Edição “The Original ver.” – FUKKAN.com (2018); Edição “The Original ver. BOX” – FUKKAN.com (2018).

Itália

A editora Hazard Edizioni publicou “MW” entre 2004 e 2005. Depois de um tempo, em 2018, a J-POP relançou o mangá em uma edição de 2 volumes.


Alemanha

A Carlsen Manga publicou a obra em fevereiro/2022. A edição alemã é completa em volume único.


Espanha

Em 2005, o mangá saiu pela Planeta DeAgostini em um único volume. Posteriormente, em 2019, ele recebeu uma nova edição (volume único) da Planeta Cómic.


Polônia

A editora Waneko publicou a obra em um único volume em 2020.

Capa e sobrecapa. Via Waneko.

França

O mangá foi lançado pela Éditions Tonkam (atualmente Delcourt/Tonkam) em 2004, sendo completo em 3 volumes. Anos depois, em 2019, a Delcourt/Tonkam publicou uma ‘édition prestige’ (volume único).


Estados Unidos

A Vertical Comics publicou a obra em duas versões: capa dura (2007) e capa cartonada (2010). É completa em um único volume. Ela foi nomeada na categoria “Melhor Edição dos EUA de Material Internacional – Japão” no Eisner Award 2008 [Fonte: ANN].


Croácia

O mangá (volume único) saiu pela editora Fibra em 2020.


Holanda

A editora ‎Luitingh-Sijthoff lançou a obra entre 2009 e 2010, sendo completa em 2 volumes.


Taiwan

Em 2008, o mangá foi lançado pela Taiwan Tohan Co., Ltd. (台灣東販股份有限公司), sendo concluído em 3 volumes.


Coreia do Sul

A editora AK Communications (AK 커뮤니케이션즈) publicou a obra com o título “MW(뮤)” em 2009.


Opiniões

ALÊ: O mangá gay do Tezuka! Essa é uma das obras mais populares em questão de críticas, muita gente fala muito, é um dos mangás “mais adultos” do Tezuka mais elogiados. Meu único medo com esse tipo de obra, é que existe uma parcela de pessoas que adora demonizar BL porque a maioria são feitos por mulheres, enquanto aclamam títulos com personagens com relacionamento homossexual e que é de fora do BL e/ou que são escritos por homens. Estarei de olho para esse tipo de comportamento. No demais, eu tenho vontade ler, porém como o P&N vai fazer em volume único, isso deve ser caro demais, e não sei se vou ter condições para bancar. Se não for tão caro ou se aparecer alguma boa promoção no futuro, irei adquirir com certeza.

Deixe um comentário