Live longa, tediosa, pouco dinâmica, MAS que ainda assim, conseguiu tirar algumas risadas.

Live longa, tediosa, pouco dinâmica. MAS que ainda assim, conseguiu tirar algumas risadas.

Ontem, no começo de noite do dia 30 de março de 2020, a editora Panini realizou uma live com o Levi Tridade (editor chefe da editora), conversando com o público e respondendo algumas das dúvidas que o pessoal tinha. Ele respondeu diversas coisas sobre quadrinhos e mangás durante a live. Neste post, nós reunimos tudo o que foi dito sobre MANGÁS. Então venham ver algumas novidades relevantes que a editora deu. Vale dizer que as informações dadas foram bem rasas. Então esse post não deve ser longo :).

“Vinland Saga Deluxe” (edição 2 em 1): uma das primeiras coisas que foram respondidas no âmbito de mangás, foi sobre a nova edição de Vinland Saga. Segundo o Levi, o mangá já está pronto e ele acredita que já deve ter ido para a distribuição, mas ele não sabe ao certo como está, e por causa do Coronavírus, o processo de distribuição das obras da editora pode acabar atrasando.

Aproveitando o assunto, o Levi comentou de forma breve sobre a distribuição das obras da editora. Todos sabem que a Covid-19 está fazendo com que os comércios fechem. Correios estão funcionando (ainda), mas os produtos das assinaturas podem (e vão) atrasar. Ainda comentaram sobre a distribuição nas demais lojas e bancas. Foi dito que a editora está trabalhando com diversas distribuidoras para conseguirem distribuir tudo de forma certinha. Porém, vai depender muito de estado para estado, de município para município, pois cada um está tomando suas medidas para conter o avanço da doença. Então em alguns lugares, as regras estão mais rigorosas, outras nem tanto… vai variar bastante. E ainda foi dito que pode acontecer de algumas lojas terem um acúmulo de títulos, visto que algumas podem receber e outras não.

Relançamento de obras meio-tanko: O Levi comentou que a Panini vem fazendo isso com algumas obras e que é para ficar de olho, pois pode acontecer com mais obras daqui para frente.

“Kingdom Hearts” volume 2: foi comentado que o volume está chegando. Segundo o Levi, o volume foi mandado para a gráfica semana passada. O volume virá no mesmo acabamento que o primeiro (seria estranho se isso não acontecesse haha).

“Banana Fish”: está em fase de aprovação e em breve deve chegar (não especificaram quando será esse “em breve”).

Light Novels: a Panini comentou que não há planos para novas séries. Chegaram a perguntar da série “Monogatari”, mas nada previsto por enquanto. Mas a editora comentou que “Sword Art Online” vai voltar, anteriormente foi passado que a previsão de lançamento de novos volumes era em junho, mas não EU acredito que isso possa vir a se concretizar. No momento atual, não há como ter previsões a longo prazo. Em questão de dias TUDO pode mudar. Então, se eu fosse vocês, eu não contaria muito com essa previsão.

A volta de “Bleach”: não está nos planos da editora, ao menos não por enquanto. O Levi mencionou que o título está disponível em versão digital. Um adendo: o Levi disse, mas a coleção está completamente disponível nesse formato (o mangá teve até o volume 21 lançado). A editora começou a lançar os volumes e parou, sem dar qualquer previsão de retorno para a obra nesse formato. Vale dizer que isso vale com todas as obras que a editora começou a lançar em E-book (tem Nisekoi, One Piece, Aoharaido e mais alguns outros). Todos tiveram alguns volumes lançados, mas não há qualquer sinal de que a editora irá continuar lançando esses mangás no formato.

Além disso, a Panini não demonstra ter interesse em relançar “One Piece”. O Levi menciona que há a edição digital (que também não está em dia com a edição nacional), então, nada está planejado. Algumas pessoas chegaram a mencionar de relançar o mangá em uma edição 2 em 1, ou até 3 em 1, no entanto, nada por enquanto.

Reimpressões: A Panini comentou que vai depender muito da demanda do título/volume procurado. Se há uma procura muito grande, então terá reimpressão. Caso contrário, isso fica mais difícil de ocorrer. Me pergunto até se mangás como “Berserk” e “One Piece” não tem essa procura, porque são títulos que vendem como água e ainda sim, “não são reimpressos” (lembro apenas da Panini reimprimir os volumes 13 e 19 de Berserk, mas esses volumes já se encontram indisponíveis novamente). Na verdade, reimpressões de forma geral, são muito raras na Panini (na parte dos mangás. Não sei como é nas outras repartições da editora). Vi poucos volumes sendo reimpressos pela editora. A última vez que vi foi com os volumes 1 à 5 de “The Promissed no Neverland”. Não lembro ao certo se foi na CCXP ou no Ressaca Friends, mas lembro de ver alguém (canal de YouTube ou Blog) comentando que o Levi havia dito que teríamos reimpressões esse ano. Estou esperando acontecer.

Naoki Urasawa: Após ser perguntado se a editora faria um relançamento de “20th Century Boys”, o Levi comentou que o autor talvez seja pouco conhecido (em uma das palestras feitas na Japan House durante a exposição do Naoki Urasawa, foi dito que os mangás do autor não se saíram bem). Então reimpressões para “Pluto” não estão previstas e para o relançamento de 20th Century Boys se torna inviável. Teremos que ver como “Monster” se sai.

Jojo’s: É bom lembrar que a vinda das demais partes de “Jojo’s” só virão se a série continuar vendendo bem. Então suponhamos que a parte 3 não vá bem, a parte 4 dificilmente virá, consequentemente, as demais partes do mangá não deverão ser lançadas pela editora.


Foram ditas muitas coisas soltas, muita gente perguntando se obra x iria ser publicada pela editora, e claro, o Levi deu respostas como “não vamos”, “não posso comentar”, “não temos planos” e por aí vai. Mas tem alguns títulos interessantes de comentar.

Começando por “Solo Leveling”, o Levi comentou que gosta bastante da obra, mas que não pode dizer nada por enquanto. Não sei para vocês, porém para mim, pode ser algum indício. Se não tivesse nada, acho que ele só poderia ter respondido que não há planos de publicar o manhwa, ou respostas genéricas do gênero.

Outro título foi “Gintama” e o Levi disse que gostaria de ter a obra e soltou apenas um “Vamos ver…”.

Outra obra mencionada foi “Given”. Levi comentou que gostaria de ter a obra na editora. Isso causou revolta na “comunidade” fujodanshi só de ter essa possibilidade, MAS seguimos acreditando em anúncio por parte da NewPOP. E outra coisa: para a Panini anunciar um mangá BL, uma estrela têm que morrer hahaha.


Passando para uma parte opinativa, nós achamos a live maioritariamente CHATA! Ela foi pouco dinâmica, bagunçada e muito longa. Não se tinha pautas, as coisas eram bem atravessadas umas nas outras e eu preferiria que a editora tivesse organizado os assuntos para só depois abrir para responder comentários. E para completar, a live foi no Instagram. Não gostei muito disso e gostaria que fosse no Facebook. O ideal mesmo seria no Youtube.

Mas a live não foi de todo ruim. Deu para dar umas risadas com as gafes, tais como o Levi tendo esquecido que a editora anunciou “Jujutsu Kaisen” e um cara perguntando sobre a previsão para o próximo volume de “The Ancient Magus Bride”, sendo que a obra é de outra editora hahaha.

Tomara que a editora melhore a dinâmica da live para a próxima vez.

3 thoughts on “Principais tópicos da live da editora Panini de 30/03/2020

Deixe um comentário