Em "Vampeerz", Akili dá um show!

“Vampeerz” foi anunciado no Brasil pela JBC no fim de 2023, na ocasião da CCXP daquele ano, e conforme o lançamento do mangá se aproxima, resolvemos que era hora de enfim apresentar o mangá! Nossos textos de apresentação são sempre escolhidos pensando em obras de demografia feminina, sendo que as únicas exceções disso são obras Yuri publicadas em revistas Shounen ou Seinen e que achamos interessantes, como é o caso de “Vampeerz” e foi o caso de “Sayonara, Rose Garden”, que escrevemos há alguns anos (leia sobre ele aqui).

“Vampeerz” (ヴァンピアーズ) é um mangá Yuri escrito e ilustrado por Akili (que também assina sob o nome de Shou Higashiyama). O mangá começou a ser publicado no Japão em fevereiro de 2019 na revista Sunday GX da editora Shogakukan. A obra foi publicada até 19 de abril de 2023, quando terminou e foi concluída em 9 volumes no total. Na França, o mangá foi anunciado pela Akata em julho de 2022 e começou a lançar a obra em outubro do mesmo ano.

Capa da edição de Fevereiro/2020 da Sunday GX
Capa da edição de Junho/2020 da Sunday GX

Para falar da obra, utilizarei o volume #1 da edição francesa 🙂


“Vampeerz” conta a história de Ichika que perde sua avó (uma parente que ela era muito próxima) e durante o seu velório, ela encontra uma garota rondando pela casa chamada Aria. Embora seja estranho a garota aparecer repentinamente, ela acaba se apaixonando à primeira vista. Interagindo com a Aria, a Ichika descobre que ela conhecia sua avó de algum outro momento e que busca por algo que está contido em algum local daquela casa. O que Ichika vem a descobrir é que Aria é uma vampira (isso logo após de ter seu sangue sugado por ela) e o que Aria busca é, na verdade, uma adaga capaz de matá-la. A morte é seu maior desejo e confia na Ichika a missão de fazê-lo. Ichika, no entanto, não quer fazer isso e tenta que ela desista dessa ideia.

“Vampeerz” é… diferente do que eu pensei que seria, mas isso acabou sendo muito bom! Pelas capas, eu esperava algo em um tom um pouco mais sério, um suspense, uma outra linha narrativa, e embora tenha, sim, o mistério e o suspense, o autor consegue mesclar os tons com muita comédia e um slice of life delicioso de ler! O ponto de partida entre o encontro das duas ser o desejo da Aria de morrer é algo intrigante, especialmente por que já instiga a curiosidade para saber qual a razão disso. Particularmente penso que pode estar associado com a eternidade e o tanto de tempo que ela exista e de ver as pessoas que gosta partindo (assim como a avó da Ichika). Deve criar uma dor e solidão sem fim. Claro, essa é apenas uma suposição inicial baseada apenas no que vi do volume 1 e que deve ser melhor desenvolvida ao longo dos próximos.

Apesar do plot da vampira que quer morrer ter me pego de desprevenido, o que me rendeu uma grande surpresa foi a comédia do mangá. O autor traz aqui um humor que varia entre situações do cotidiano a casos de humor mais escrachado em que ele usa recursos visuais para incrementar a piada, criando cenas excelentes!

Além disso, o Akili é um artista de mão cheia. Vampeerz é um deleite artístico, inspirado, cheio de criatividade e originalidade na forma cujo o autor monta as páginas para contar o enredo. Tem momentos verdadeiramente únicos! Seja na hora de fazer comédia ou em momentos dramáticos. É um trabalho visual que dá aquele sabor especial para a leitura e aumenta os pontos positivos que a obra possui.


A Ichika releva diversas coisas que acontece por causa do seu amor pela Aria, porque em condições normais, acontecem momentos na casa dela que são bem… absurdas para apenas ‘deixar para lá’. Tem uma personagem em específico que aparece no final do volume que é completamente doida e muito divertida pelo quão absurdo que o autor vai. Estou animado para ver o que mais vai fazer com essa tal personagem, especialmente porque a Ichika terá que conviver com ela de uma forma bem próxima a partir dali.

Esse volume é um grande slice, mas que apresenta bem as bases da narrativa. Os personagens centrais, o propósito principal pelo qual a Aria chegou até a Ichika, além do interesse romântico. Acredito que o tom da história vai continuar nessa pegada mais de humor e vida cotidiana durante mais alguns volumes, introduzindo algumas cenas de suspense assim como houve nesse tomo, para depois entrar na parte mais séria da história. No demais, acho que a dinâmica das duas excelente já que o texto do autor é muito bom e juntamente com a montagem das páginas torna a leitura uma experiência bem diferente. Meu plano com o mangá era ficar só no volume 1 por falta de dinheiro para manter muitas coleções ao mesmo tempo, no entanto, agora quero ter a coleção francesa da obra. ^^

Abaixo vocês veem um vídeo mostrando a edição francesa em detalhes e também deixamos a lista de todas as obras que já fizemos texto de apresentação aqui no blog. ^^

Deixe um comentário